quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Território Portal do Sertão realiza sua Conferência Regional de Educação

Fotos: Zezé Esteves
Na noite dessa quarta-feira (26), no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana, representantes de treze municípios que integram o Território de Identidade Portal do Sertão participaram da solenidade de abertura da CORE 2009 -Conferência Regional de Educação coordenado pela Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – Direc 02.


O grupo feirense de samba de roda “Quixabeira da Matinha” e a filarmônica “25 de Dezembro”, do município de Irará, deram as boas vindas ao público também formado por secretários municipais de educação, professores, gestores, alunos, políticos, representações estudantis e sindicais, além da sociedade civil.

O novo diretor da Direc 02, Eutímio Oliveira Almeida, em seu pronunciamento disse que conta com seu corpo de professores e gestores para, junto à Direc, primar pela qualidade da educação na região. Quanto a Conferência declarou: “Tenho a esperança que desta reunião saiam propostas que efetivamente venham a melhorar a educação em nosso Estado”. Na oportunidade, também elogiou e agradeceu ao antigo titular Moura Pinho pelo trabalho desenvolvido até então frente ao órgão.

Moura Pinho fez um breve balanço das últimas ações desenvolvidas em sua gestão e dos desafios a serem vencidos. “São grandes os desafios. Talvez o maior deles seja na área de segurança nas escolas. Outro muito importante é motivar nossos professores e fazê-los atores principais na ação de ensinar”, declarou.

Participações
“Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação” foi o tema da palestra do Professor Dr. José Wellington Marinho de Aragão (UFBA) que iniciou sua apresentação com citações da obra de Paulo Freire “A importância do ato de ler”. Logo após houve o pronunciamento da Professora Norma Vitel representante da comissão organizadora da CORE 2009.

Eixos temáticos
A Conferência terá continuidade hoje e amanhã (27 e 28 de agosto), no colégio feirense Luiz Eduardo Magalhães quando serão levantadas propostas sobre eixos em discussão para serem apresentadas na Conferência Nacional de Educação– CONAE. Estas serão consolidadas nas demais propostas dos Estados, convergendo num trabalho permanente entre Estado e Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário