sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Direc 02 participa de certificação do TOPA


O governador Jaques Wagner aproveitou a manhã desta quinta (03), em evento no Hotel Pestana, para se emocionar com as histórias e lições de vida de 600 alunos dos 289 mil alfabetizados da segunda turma do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). A Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02 foi representada pela supervisora Valdeci Mamona Passos, coordenadores, alfabetizadores e digitadores do programa na Regional.

Ao invés dos muitos parlamentares, secretários, jornalistas e professores presentes, os holofotes da cidadania se voltaram para os alunos Dona Enedina Pereira da Silva, de 100 anos, e Seu Ubaldo Dias, de 106 anos, alunos do TOPA, que prestigiaram a formatura dos colegas de programa.

“O Topa foi uma luz na minha vida. Hoje, me sinto importante, sou uma cidadã que faz parte da educação baiana”. Estas palavras foram lidas pela aposentada Raimunda Teixeira, 70 anos, oradora da turma de Simões Filho, cujo certificado de alfabetização foi entregue pelo próprio governador visivelmente emocionado.
Equipe TOPA da DIREC 02 marcou presença


Prêmio Cosme de Farias
Durante a solenidade de formatura, alguns alunos receberam uma nova carteira de identidade, com assinatura própria. Também foram beneficiados com óculos de grau, garantidos pelo Saúde em Movimento, programa desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab) para atender mais de 12 mil alfabetizandos do Topa. Durante o evento, ainda houve o lançamento da 2ª edição do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece o trabalho de municípios, entidades e educadores em prol da alfabetização de jovens e adultos com a distribuição de R$ 80 mil em prêmios entre os vencedores.

Os números
São aproximadamente 460 mil baianos já alfabetizados pelo Topa, nas duas primeiras etapas do programa. A terceira fase da iniciativa está em andamento, com 13 mil turmas em aula e mais de 480 mil inscritos. A expectativa da Secretaria da Educação para a quarta etapa, que terá início em fevereiro de 2010, é alfabetizar outros 260 mil baianos. “Certamente vamos ultrapassar a meta fixada de um milhão de alunos alfabetizados na Bahia. Isso representa 25% do total do programa federal Brasil Alfabetizado”, informou o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário