terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Final do TAL movimenta o Museu de Arte Moderna

Estudantes de diversas Direcs participaram do Sarau

No dia 26 de novembro, um final de tarde com um belo pôr do sol, em frente ao mar de Salvador, mais precisamente no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, um brilho especial na sua área externa, onde aconteceu o Sarau Estadual do TAL – Tempos de Arte Literária, promovido pela SEC – Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com a proposta não apenas estimular o desenvolvimento da leitura, sobretudo, contribuir com a criação literária e a difusão de “bens literários” estudantis.

A finalização da etapa estadual do projeto reuniu estudantes de diversas Diretorias Regionais de Educação - DIRECs que apresentaram suas produções nos mais diversos gêneros literários, contando com a presença de estudantes, coordenadores das DIRECs, professores, técnicos da SEC e convidados. A comissão julgadora foi composta por: Ana Teixeira, Geraldo Maia, Jorge Portugal, Sérgio Rivera, Milena Brito e Claudia Santos.

A representante da DIREC 02 foi a aluna Mirna Ribeiro, do Colégio Estadual Georgina Mello de Erisman, da cidade de Feira de Santana, que concorreu com a poesia O Rio. Segundo ela, esses dias de oficina foram bons, pois além de aprender e saber utilizar a poesia de forma adequada, foi possível estabelecer um companheirismo com os concorrentes. Um dos coordenadores do projeto na DIREC 02, o professor Mário Leal, confessou que o evento foi muito rico, com produções literárias de qualidade e tratadas com muito empenho.

A apresentação ficou por conta da primeira dama Fátima Mendonça. O ator baiano Caco Monteiro, que também participou da apresentação, falou que projetos como o AVE, FACE e TAL estão mudando a forma de educar “os alunos estão mudando e os projetos são refazedores das artes, mudando suas vidas”. O ator Chico Diaz também prestigiou o evento e ficou impressionado com o potencial dos alunos. A professora Licia Beltrão do GELING – Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem da UFBa, disse: “nós que pesquisamos a linguagem sabemos que ela é fundamental, e o modo como ela foi tratada na leitura pelos alunos deu um vigor para leitura das obras literárias e construção autoral”.

O resultado final foi com destaque para as alunas Mariana Oliveira e Mariane Guimarães, do Colégio Estadual Dom João Muniz, cidade de Santana- Direc 26 – Bom Jesus da Lapa, com o cordel “A chegada do primeiro caminhão em Santana” e os três primeiros colocados foram: em 3º lugar, a aluna Lilia Hendi Souza, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, cidade Jequié – Direc 13 – Jequié , com o conto “ O novo corcunda de Notre Dame”; 2º lugar, o estudante Agleydison Xavier, do Colégio Estadual Neci Novaes de Santa Luz- Direc 12 – Serrinha, com o cordel “O estudante caipira” e o grande campeão foi o aluno Felipe Góes, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista, Direc 20 – Vitória da Conquista, com a prosa “Dezembro, 1961”, que relatou: “fiquei feliz, foi um incentivo, o fato do texto ter atingido alguém, devo continuar; dedico essa vitória à minha avó”. O final do evento emocionou a todos, com a junção das obras num só poema.
Texto: Mário Leal
Mirna Ribeiro(centro), representante da Direc 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário