terça-feira, 23 de março de 2010

Secretaria da Educação lança nesta terça Programa de Educação Ambiental

Foto: Google

A escola deve funcionar como um local privilegiado de reflexão e promoção do ideal das sociedades sustentáveis. É com essa perspectiva que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nesta terça-feira (23/03), o Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). A cerimônia acontece às 14h, na área externa do Bahia Café Hall, no Parque de Pituaçu - Paralela, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, de estudantes e professores da rede estadual de ensino. O evento é aberto ao público e terá ainda a participação dos cantores Xangai e Maviel de Mello.

O evento traz a público um programa que visa ao fortalecimento da educação ambiental na escola, estabelecendo princípios gerais, diretrizes pedagógicas, orientações curriculares e as linhas institucionais de ação. A ideia é que, através do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional, se garanta o cumprimento da finalidade pública da educação, dentro de um sentido universalista e igualitário. No final das contas, o propósito é que o ProEASE sirva de instrumento para orientar a prática educativa ambiental nas escolas para que estas, por sua vez, fiquem em consonância com o contexto da sociedade contemporânea voltada à sustentabilidade em diferentes dimensões.

Todos pela Escola
O programa ambiental está em conformidade com os compromissos assumidos pela Secretaria da Educação do Estado, ancorados na proposta pedagógica “Todos pela Escola”. Esta define princípios e eixos para as políticas de educação na Bahia, que veem a escola pública como instituição central no processo educativo e como espaço de sociabilidade, convivência e aprendizagem coletiva.

O processo de elaboração do ProEASE foi pautado no princípio da participação democrática com a rede estadual de educação, movimentos sociais e instituições de ensino. Reuniões com docentes, cursos com gestores das escolas e videoconferências foram realizados para legitimar o documento. Para seus idealizadores, o programa surge em um momento importante de envolvimento dos líderes governamentais mundiais nas ações estruturantes de enfrentamento das mudanças ambientais no Planeta.
Fonte: Ascom/SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário