quinta-feira, 29 de abril de 2010

História da Bahia é contada em videoconferência

No próximo dia 06 de maio será exibida no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na telessala da DIREC02 e demais regionais, das 08h30 às 12h30, a videoconferência “História Política da Bahia na Construção do Processo Democrático”. Numa iniciativa da SEC/IAT a videoconferência faz parte das ações realizadas pelo projeto “A Arte de Contar História(s)” e objetiva reinterpretar a história, a cultura e o patrimônio da Bahia.

Na ocasião, o professor Paulo Pontes ministrará palestra sobre a Redemocratização da Bahia e o papel dos comunistas. Pernambucano, Paulo Pontes foi líder da agremiação estudantil do Colégio Estadual de Pernambuco, lutou contra a repressão e, em 1968, foi preso em Recife. Solto três meses depois, foi levado para o Rio Grande do Norte como clandestino do seu Partido. Em 1970, mudou-se para a Bahia, quando novamente ficou detido, sendo liberado apenas oito anos e sete meses depois.

Na programação, estão incluídas, ainda, as palestras Autoritarismo e negociação: alternativa intermitente na política contemporânea da Bahia, com o professor Ubiratan Castro, e A Bahia de Juracy a Waldir (1930-1980), com o professor Israel Pinheiro. A abertura da videoconferência será realizada pelo Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo.

São convidados diretores, coordenadores, estudantes e professores, preferencialmente os de História, Sociologia, Artes, Geografia e Filosofia, dentre outros. Não é necessário fazer inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário