terça-feira, 6 de abril de 2010

Portal da Educação será lançado nesta quarta


Um novo espaço virtual acessível a estudantes e professores da rede estadual da educação será lançado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, nesta quarta, dia 7 de abril, às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Com tecnologia inovadora, o Portal da Educação (http://www.educacao.ba.gov.br/) funcionará como mais um instrumento de levar a escola pública baiana além da sala de aula, unindo seus principais atores em uma grande rede de interatividade.

O ambiente educacional web irá oferecer correio eletrônico, agenda, rede social educacional e conteúdos pedagógicos multimídias, além de reunir os blogs das escolas da rede. Portanto, trata-se de um espaço virtual onde a comunidade escolar encontrará informações e programas atualizados sobre ações e projetos dentro do universo da educação. Jogos interativos, animações, vídeos, áudios e textos das diversas disciplinas - apresentados de forma lúdica, regionalizada e contextualizada – também serão oferecidos pelo portal.


De acordo com o coordenador do ambiente educacional web, Alfredo Matta, o espaço vai oferecer um banco de conteúdos multimídia, como filmes, áudios e softwares educacionais. “O ambiente digital é um suporte para o aprendizado de qualidade reconhecido em todo mundo. Ele facilita a pesquisa de alunos, desenvolve a autonomia, facilita a vida dos professores, possibilitando a realização de aulas de maior qualidade”, avalia o coordenador, destacando ainda que o ambiente virtual vai possibilitar que alunos e professores de diferentes regiões do estado se conheçam e se comuniquem.


O portal, portanto, vai oferecer a possibilidade de compartilhar experiências educativas entre os estudantes e professores, favorecendo a troca e a construção de conhecimento. Os conteúdos poderão ser acessados de qualquer computador.

Portal do Educador – Especialmente criado para professores da rede estadual, o Portal do Educador será um ponto de encontro para troca de experiências, informação sobre conteúdos da área da educação, participação de cursos de Educação a Distância e aquisição de recursos pedagógicos e material de apoio às aulas.
A proposta é que o ambiente estimule a interatividade em rede e abra espaço para que os educadores acompanhem cursos, palestras e participem de atividades de formação docente. O acesso se dá do endereço eletrônico do Instituto Anísio Teixeira, que estará inserido dentro do Portal da Educação: www.portaldaeducacao.ba.gov.br/portaldoeducador.

Correio Eletrônico - Outra ferramenta que o portal da educação vai disponibilizar para professores e estudantes da rede estadual - da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio - é o correio eletrônico, com capacidade de cinco gigabytes e disco virtual para armazenamento de informações de 25 gigabytes. Nos próximos dias, eles estarão recebendo o login e a senha para ter acesso ao e-mail vinculado ao portal. Ele será dotado de tecnologia que vai permitir os usuários bater papo em tempo real, compartilhar imagens, participar de chats, ambientes virtuais de aprendizagem, comunidades virtuais, criar blogs e agenda de compromissos.


Além de servir como endereço de comunicação entre alunos e professores, o e-mail também poderá ser aproveitado para uso pessoal e ser acessado de qualquer lugar.


Fonte: SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário