quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alunos do TOPA foram atendidos na 10ª.etapa do Programa Saúde em Movimento

O programa conta com uma equipe composta por 170 profissionais, entre atendentes, enfermeiros, instrumentistas e médicos. São prestados serviços na área oftalmológica, o que inclui 49 tipos de procedimentos.

Concluído em 18 de maio último, na cidade de Riachão do Jacuípe, a 186 km da capital baiana, a 10ª. etapa do Programa Saúde em Movimento, que objetiva realizar consultas oftalmológicas, cirurgias de catarata, exames diagnósticos e complementares. O programa, do Governo do Estado, atende prioritariamente aos alunos do Todos pela Alfabetização (TOPA) e cidadãos com idade a partir de 60 anos.

A supervisora do TOPA na Direc 02, Valdeci Mamona Passos, mobilizou para atendimento no Hospital Regional João Campos, naquela cidade, os alfabetizandos do TOPA de 17 municípios sob a jurisdição da Regional. Com sua equipe de digitadores, também recebeu representantes da DIREC 11, DIREC 12, DIREC 31, DIREC 32 e DIREC 1B, acompanhados de alunos dos seus municípios.

“Para todos nós não houve separação, pois na nossa concepção, TOPA é TOPA em todos os locais, ou de qualquer município ou DIREC. Por isso, todas as questões em que nos procuravam foram resolvidas. Como exemplo, alfabetizandos atendidos como SUS, inúmeras vezes solicitamos para ter direito ao óculos recorrendo à coordenação e fomos atendidos”, enfatiza Valdeci.

O governador Jaques Wagner esteve na terça-feira (18) no local onde funcionou o programa, acompanhado do secretário de Saúde Jorge Solla. Eles circularam pelos consultórios e viram de perto o resultado de 10 dias de trabalho do Saúde em Movimento, em Riachão.

Segundo a equipe da Day Horc, formada por profissionais de saúde responsáveis pelos procedimentos, no dia 18/05 foram atendidos para consulta, 3.856 alfabetizandos do TOPA, 427 com pterígio (carne no olho) e 302 com problemas de catarata, a maioria encaminhados para cirurgia.

Slides com fotos do evento (Clique na imagem se desejar ampliar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário