terça-feira, 4 de maio de 2010

Matemática para a construção da cidadania

No dia 6 de maio, é comemorado o Dia da Matemática. Para marcar a data, será realizada, no dia 5 (quarta-feira), às 14 horas, mais uma edição da série de videoconferências Descomplicando a Matemática, com mesa-redonda sobre o tema Conversas de professores: educação matemática e cidadania. A discussão será transmitida por meio do Laboratório de Educação a Distância (LED), do Instituto Anísio Teixeira (IAT), para todas as salas de videoconferência do Estado da Bahia., inclusive na telessala da Direc02.

Participarão da discussão, aberta ao público, professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em diferentes municípios da rede de videoconferência. Inicialmente, o professor Dilson Cavalcanti fará uma breve apresentação sobre como surgiu o Conversas de Professores e, em seguida, falará sobre O papel da matemática na formação do cidadão.

O professor Leandro Diniz levará para discussão uma reflexão acerca da Modelagem matemática e da Educação matemática crítica. A partir de uma análise da República, de Platão, o professor Gilfranco Lucena mostrará como o filósofo compreendia a função da matemática para a formação do cidadão ateniense. Já o professor Nilson Roseira, abordará a questão do cultivo de valores que se manifestam no processo de ensino e de aprendizagem da matemática. Para concluir, o professor Ricardo Andrade irá abordar visões filosóficas relacionadas à matemática.

Esta conferência marca a participação do Grupo de Pesquisa Educação Matemática no Recôncavo da Bahia (Gpemar), do Centro de Formação de Professores da UFRB, que atualmente negocia com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Ministério da Educação (MEC) sua participação na coordenação do GESTAR II em todo Estado da Bahia.

(Com informações da SEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário