quarta-feira, 23 de junho de 2010

Começaram as inscrições para o ENEM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. Para garantir uma vaga, é preciso que os estudantes tenham Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro. Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame, ao se inscrever, responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.

Também é indispensável a participação dos 50 mil estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual, que participaram do sistema de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) em 2008 e 2009. Isso porque o Enem servirá como terceira etapa do processo de acompanhamento e avaliação do ensino médio baiano. Como o Avalie usa a matriz do Enem como referência e os itens de avaliação pertencem ao banco de dados do Inep, não há necessidade dos estudantes serem submetidos a duas avaliações.

Documento — Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos — não é possível tirar o CPF pela internet.
Fonte:SEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário