quarta-feira, 16 de junho de 2010

Índios realizam Fórum Estadual de Educação Indígena

A técnica Fabrícia Mota representou a Direc02 na abertura do Fórum


A Direc02 não tem representatividade de etnias indígenas nos municípios sob sua jurisdição.

Mais uma vez a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02 marca sua presença e presta apoio logístico ao Fórum Estadual de Educação Indígena que acontece hoje (16/06) e amanhã na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Há cerca de um mês ações e demandas da educação escolar indígena foram discutidas, também na UEFS, por representantes de etnias indígenas no Estado.

Nos dois dias do Fórum será discutido o parecer sobre a estadualização das escolas indígenas na Bahia, os critérios de implantação dos cursos para indígenas em universidades e o acesso e permanência de estudantes indígenas em universidades. Também em pauta, propostas de estratégias para a votação do Projeto da categoria professor indígena e o Projeto de bolsa estudantil de nível superior que estão paralisados na Assembléia Legislativa da Bahia.

Atualmente existem 14 diferentes etnias em 87 comunidades indígenas em várias regiões da Bahia, segundo o secretário do Fórum, o índio Agnaldo Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hane, do município de Pau Brasil, região sul do estado.

Ao som de maracás, os participantes dançam e cantam o "Toré" símbolo da resistência dos índios do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário