domingo, 8 de agosto de 2010

Parlamento Juvenil do MERCOSUL seleciona jovens do ensino médio

Estudantes do ensino médio público, com idade entre 14 e 17 anos, podem concorrer a 27 vagas para representar o Brasil no Parlamento Juvenil do MERCOSUL. Os escolhidos, que vão representar as cinco regiões do país e a diversidade nacional, farão parte da primeira assembléia de jovens do MERCOSUL que acontece em Montevidéu, no Uruguai, em outubro. Lá estarão também alunos da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

A inscrição dos estudantes, de junho a agosto, é coordenada pela secretaria de educação de cada estado e do Distrito Federal. Serão selecionados três alunos para concorrer à etapa nacional, que acontece de 14 a 16 de setembro, em Brasília. Estarão na etapa nacional 100 candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do Semi-árido), esses selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A escolha dos 27 representantes do Brasil, sendo 18 titulares e nove suplentes, será conduzida pelo MEC com o apoio do Unicef e do Observatório Jovem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A fase nacional será em setembro, em Brasília. Na capital, os concorrentes vão participar de oficinas preparatórias para a reunião em Montevidéu e da seleção final. Além dos alunos, cada estado deve indicar um professor para acompanhar os estudantes na fase nacional. Do conjunto de professores, nove serão escolhidos para ir a Montevidéu, sendo que cada professor será responsável por três alunos. Saiba Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário