quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vice-diretora do Colégio Coriolano Carvalho representa a Bahia em evento nacional

Profa.Gleima e Dr.Marco A. Arruda coordenador da pesquisa
Vice-diretora do Colégio Estadual Coriolano Carvalho fez parte de importante pesquisa sobre Saúde Mental de Crianças e Adolescentes Brasileiros

A professora Gleima Vanin, vice-diretora do Colégio Estadual Coriolano Carvalho localizado no município feirense, foi uma das professoras pesquisadoras e a única representante da Bahia presente no Congresso Aprender Criança realizado na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo, entre os dias 05 e 08 de agosto último. Este evento divulgou para todo o Brasil os dados e resultados de importante e inédita pesquisa que indica um caminho para os educadores brasileiros de como utilizar as descobertas das Neurociências em favor da aprendizagem significativa de seus alunos.

A pesquisa sobre a saúde mental de crianças e adolescentes do país é uma iniciativa da equipe do Instituto Glia, uma empresa especializada na área de Neurociências aplicadas à Educação. Intitulada como "Projeto Atenção Brasil", a pesquisa foi coordenada pelo renomado médico neurologista Dr. Marco A. Arruda e teve como meta principal avaliar aspectos relativos ao desenvolvimento e Saúde Mental infanto-juvenil, tornando-se o maior levantamento já realizado sobre esse tema relacionado à criança brasileira.

Processos
Foram selecionadas de 1.121 manifestações de interesse, 123 pesquisadores de 17 estados brasileiros incluindo o Distrito Federal. Através do site da Comunidade Aprender Criança os pesquisadores, incluindo a professora Gleima Vanin, receberam treinamento online e foram capacitados a selecionar as crianças, adquirir consentimento de pais, distribuir e instruir sobre o preenchimento do questionário, e retornar os protocolos ao Instituto para que este procedesse a avaliação. Também foram autorizados a divulgar a pesquisa e seus resultados em suas comunidades de origem. A Bahia participou da pesquisa com pesquisadores em 5 cidades: Feira de Santana, Itamaraju, Irecê, Itaberaba e Salvador.

O Colégio Estadual Coriolano Carvalho está localizado no bairro Sobradinho, em Feira, tem como diretora geral Maria José Simões Santa Rosa da Silva e é uma das 156 unidades escolares coordenadas pela Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - Direc02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário