terça-feira, 14 de setembro de 2010

Festa da Cultura Popular reúne artistas em Santanópolis

No ano passado a Festa da Cultura Popular reuniu muitos grupos
O professor Ricardo Reira, articulador do evento, é diretor do Colègio Estadual de Santanópolis

Acontece nos próximos dias 18 e 19 de setembro a "Festa da Cultura Popular", em Santanópolis, município baiano à aproximadamente 50 quilômetros de Feira de Santana, saída pela da BR-116 norte. O evento tem o objetivo de promover o encontro das diversas manifestações populares de comunidades rurais do sertão, com presenças de vários grupos e artistas da região. A abertura (18/09) às 08 horas com realização de oficinas, performances poético-musicais e mesas-redondas. No final da tarde cortejo folclórico pelas ruas da cidade às 18h00.

Segundo o coordenador do evento Ricardo Reira, o evento nasceu de uma necessidade de articulação das comunidades rurais na construção de um espaço para celebrção de seus ritos, cantos, musicalidades, crenças, sabedorias ancestrais, e riquezas culturais que se perpetuam por gerações. “ Esta grande festa, que envolve diversas linguagens e saberes populares como o Lindro-Amor, Sambas de Roda, Capoeira, Versos de Sotaque, Lendas, Reisado, Cantigas de Roda, Aboios, Repentes, Bois de Roça, Quadrilha, terá, e continuará tendo, como finalidade primordial compartilhar estas riquezas culturais que estão guardadas no escrínio da alma do povo dos sertões“, ressalta Reira.

De acordo com informações da assessoria, já confirmadas as presenças das seguintes atrações: Reisado de São Vicente e Grupo Cultural Korró-Korró (grupos de Feira de Santana); Farinhada de São Nicolau, Lindro-Amor de Malhada Nova, Comunidade Dois Coqueiros, Queima da Lapinha da Lagoa do Caminho (grupos de Santa Bárbara); Pavão Dourado (Boa Vista II - Serrinha); Bumba-meu-boi do povoado da Barreiras, Batuques do Seu Anastácio, Gabriel aboiador, Grupo de Capoeira e Maculelê ACEM (Barrocas); Veteranos de Ouro de Candeal; A Mulinha e o Bumba-meu-boi de Lustosa; as performances musicais e poéticas de Zé Araújo, Asa Filho, Cescé, Antônio Queiroz, Erasmo Lima, e, os cordelistas Franklin Maxado, Antonio Barreto e Jotacê Freitas, além da exposição do artista plástico Gabriel Ferreira.
(Informações de Emerson Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário