sábado, 25 de setembro de 2010

Não ao analfabetismo matemático

A matemática, na maioria das vezes, é a matéria menos apreciada pelos alunos. Na escola, ensinam a futuros professores a detestar a matemática; depois, esses professores voltam à escola para ensinar a disciplina e a depender do seu desempenho, a outra geração a detestá-la.

O matemático e educador espanhol Claudi Alsina, discutindo a possibilidade de felicidade durante as aulas de matemática, diz que “nós, educadores matemáticos, deveríamos abandonar os termos sacrifício e caridade, e recuperar para o nosso ofício a paixão, a razão e o prazer”.

Na escola básica, o objetivo da matemática é decorar fórmulas, números e tabuada, os resultados matemáticos têm que ser sempre únicos e definitivos. A matemática tem que ser percebida como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar, mudar. A matemática escolar deveria ser um instrumento para tornar a matemática acessível a um número crescente de pessoas.Contudo, em nosso cotidiano é denunciado cada vez mais e por meio das mais diferentes formas o analfabetismo matemático. Leia mais...

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