quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“Avaliação é um processo dentro de outro processo”

A afirmação é do professor Vasco Moretto que discutiu, com educadores da Direc02, o processo de avaliação da aprendizagem



O Colégio Estadual General Osório com recursos do Programa Ensino Médio Inovador trouxe a Feira de Santana o professor Vasco Pedro Moretto para falar sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação e seus instrumentos avaliativos. A palestra aconteceu nessa quarta-feira (20), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro e contou com a presença do titular da Direc02, Eutímio Almeida, da Coordenadora da Educação Básica, Izaura Alves, técnicos da Regional, gestores, professores, direção e profissionais do Colégio General Osório.

Matemático, físico, mestre em didática da ciência e autor de diversos livros pedagógicos e sobre educação, Moretto demonstrou a importância de se pensar a ética e a moral como componentes da avaliação, falou sobre o desenvolvimento de competências e habilidades, e a metodologia de ensino repassada em sala de aula. O professor abordou as várias linhas teóricas de conhecimento e alertou aos professores sobre a responsabilidade em transmitir e interagir com as mesmas. “O processo no dia-a-dia na sala de aula deve ser baseada na construção interativa do conhecimento”, afirma.

Com uma apresentação dinâmica e agradável, o professor apresentou seu modelo pedagógico para abordar e resolver com competência uma situação complexa. “Não dá para listar as competências”, diz Moretto acrescentando: “Competência não se alcança; desenvolve-se”.
Na opinião da técnica da Direc02, Fabrícia Mota, o ponto mais importante da palestra foi a questão de aliar ao desempenho profissional a ética e a competência. “O professor precisa ter o conhecimento do conteúdo, linguagem apropriada, valorizar a cultura e administrar o emocional. Se uma dessas questões falhar, a docência não vai estar sendo desenvolvida em sua plenitude”.

Prof.Vasco Moretto com o titular da Direc02, Eutímio Almeida e o diretor do Colégio General Osório, Ivamberg Lima

Prof.Vasco Moretto fotografa com técnicos da Direc02

Leia aqui entrevista exclusiva com o Prof. Vasco Moretto

Nenhum comentário:

Postar um comentário