domingo, 31 de outubro de 2010

Sarau literário estudantil leva Rubem Alves ao MAM

Foto:SEC
Finalistas no palco do Museu de Arte Moderna

No final da tarde do dia 28 de outubro, no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, aconteceu a final do 2º TAL – Tempos de Arte Literária, promovido pela SEC/CPI, com participação de 33 alunos de diversas DIRECs.

O técnico Mário Leal e o escritor Rubem Alves
O poeta Filipe fez a abertura declamando diversas poesias, seguido de um momento de prosa com o escritor mineiro Rubem Alves, autor de “A volta do pássaro encantado” e “A pipa e a flor” que atraiu a atenção de todos os presentes. Em uma de suas entrevistas, Rubem Alves falou que o sistema de educação no Brasil dá a faca e o queijo e não desperta a fome, afirmando que o TAL “desperta a fome, pois descobre que a poesia é bonita, ai vem a fome. O TAL dá um estímulo à vida. Isso é bom. A educação tem a ver com acreditar e a juventude escrevendo poesias está em atividade”.
Paulo Valente foi o presidente de honra do TAL e afirmou que as diversas linguagens artísticas estão presentes na rede estadual de educação. A diretora da CPI – Coordenação de Projetos Intersetoriais, Nide Nobre, falou que eles colhem o que relatam sobre os diversos temas e dimensões do viver.

O ator Caco Monteiro mais uma vez apresentou o evento, que foi dividido em blocos, com as mais diversas abordagens. Na comissão julgadora : Nildon Pitombo, Superintendente da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Carlos Ribeiro, membro da Academia de Letras da Bahia, o antropólogo Washington Queiroz, membro do Conselho Federal e Estadual de Cultura, a professora de literatura e revisora da Secretaria da Educação do Estado, Lucília Coimbra, o professor de artes da Uneb, Reginaldo Carvalho, a professora de Letras da Ufba, Dalila Machado, o coordenador do Programa de Pós-Graduação da Uneb de Alagoinhas, Osmar Moreira e a professora da Faculdade de Educação da Ufba, Ana Maria de Carvalho Luz. No momento em que a comissão julgadora apurava os votos, todos puderam se divertir com a Banda de Padim Vô.

A revelação ficou com a dupla Iago Gonçalves e Marcos Bonfim Borges , do CETEP/Recôncavo, de Santo Antônio de Jesus , com a poesia Som Brasil, que relataram que a convivência durante a semana serviu de crescimento.

Premiação
Os três premiados foram: Ana Vitória Ribeiro, Colégio Estadual Plataforma, de Salvador , autora de Delírio D’água, que falou que o TAL foi uma experiência única. Também Filho pródigo, de Joilson Barbosa da Silva e Victor Nunes dos Santos,Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, de Bom Jesus da Lapa, para os quais a participação foi emocionante, além de os concorrentes serem muito fortes. E Discurso do método dadaísta, de Darlon Santos da Silva, de Cruz das Almas; para ele foi bom estar entre os vencedores, afinal buscar conhecimento vale a pena, amadureci esses dias, foi uma semana de conhecimentos.

Da DIREC 02, participaram o técnico Mário Leal e os três finalistas regionais, Adayne, Matheus e Resenildo (foto ao lado), que ficaram realizados em participar do evento. No final, foi só festa, pois todos foram vencedores.

PROFESSOR REPÓRTER

Mário Leal
Um dos coordenadores do Projeto TAL na Direc02

Nenhum comentário:

Postar um comentário