sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann apresenta a África no “Mosaico Afro Brasileiro”

Apresentações com danças e ritmos de origem africana: samba, kuduru, pagofun e gafieira
A dança também presente nas expressões religiosas africanas
Contadoras de estórias da África
Aluna interpretou a Princesa Isabel e falou sobre a abolição da escravatura O projeto visa proporcionar aos alunos e visitantes a aquisição de novos conhecimentos acerca da formação do povo brasileiro a partir da influência da etnia negra.

“As pessoas, como as flores, têm cores diferentes”.
Frase ilustrava um dos stands do evento “Mosaico Afro Brasileiro” realizado pelo Colégio Estadual Georgina de Mello Erismann, em Feira, nos últimos dias 17 de 18 de novembro.

Neste mês dedicado à Consciência Negra os estudantes foram desafiados pelo corpo docente da escola a retratar de forma lúdica temas como a matriz africana, colonização, escravatura e tráfico de escravos, resistência negra, religiosidade, a contribuição do negro na formação da sociedade brasileira e como está inserido nesta sociedade atualmente.

Não faltou talento aos alunos da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio para traduzir a cultura africana com suas danças e ritmos musicais, línguas oficiais, curiosidades, trajes, culinária, hábitos, literatura, beleza natural e a garra do seu povo tão propagada em versos de poetas brasileiros. Não esqueceram dos quilombos, dos instrumentos de tortura, da abolição da escravatura, do preconceito racial, da ascensão social do negro e até dos pontos positivos e negativos na política de distribuição de cotas para negros nas universidades públicas brasileiras.

A diretora da unidade escolar, Márcia Barbosa Gonzaga (no centro da foto abaixo) considerou o evento um sucesso tamanho o aprendizado, a motivação e integração dos alunos. “O aprendizado tem sido enriquecedor e o envolvimento dos estudantes foi tão grande ao ponto de extrapolarem o tempo no colégio”, descreveu.

Prof.João Pedro com seus alunos comentaram sobre os instrumentos de tortura Alunos apresentaram o "Maculelê" dança de origem africana

4 comentários:

  1. esta faltando fts ai
    principalmente ha dos meninos vestido com uma tonica preta e emcapuzado

    ResponderExcluir
  2. oxe ficou faltando muita Coiza ae ficou faltando fts do artista do coollegio o Nedão e tudo+ e os amigos do nedão aqueles caras que Nedo diz assim a vida no maior ssuffoco e os karas de papo furado...

    ResponderExcluir
  3. kaader faltou ax foto de eu ai viw..iirri....kkkkk HAaaaaaaaaaaa....rsrs. Eithaa..

    ResponderExcluir
  4. pora um mas bonito q o outro Ruan Thiago 6º serie

    ResponderExcluir