quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Instituto Gastão Guimarães convida para a culminância do Projeto Brasil Africano

O Instituto de Educação Gastão Guimarães realiza na próxima segunda-feira, 22 de novembro, a partir das 8:00h, nas suas dependências, a culminância do Projeto Brasil Africano: Reconstruindo Saberes e Vencendo Preconceitos.

O objetivo desse projeto é trabalhar a contribuição da África e dos Afrodescendentes na valorização da cultura brasileira, atendendo a lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino da África e dos Africanos no currículo escolar no ensino Fundamental e Médio. Esse projeto teve início dia 13 de maio deste ano.

Trata-se de uma experiência gratificante, pois foi possível envolver todos os alunos da Instituição nas seguintes atividades: Lançamento do livro Lideranças Negras em Feira de Santana, Stand das Manifestações Culturais Afrobrasileiras, apresentação de capoeira, samba de roda e maculelê, cartazes com outras manifestações, como maracatu, coco, Irmandade da Boa Morte, Samba, Folia de Reis, Congadas, Personalidades Negras da Bahia, Brasil e Mundo, Orixás, A Cultura Negra na Música e no Cinema, Mostra fotográfica e Desfile da Beleza Negra do Gastão, Stand de degustação da Culinária Afrobrasileira e distribuição de livro de receitas, Exposição de máscaras africanas, Painel sobre Racismo Científico, Olhar a África e ver o Brasil, a luta pela liberdade, Ritmos da África, Stand sobre Religião de Matriz Africana: Candomblé. Teremos também atividades no palco como, apresentação do Grupo de Percussão da Escola João Paulo II, Tonho Dionorina, coreografias, hip hop, cordel, poemas, paródias e poesias, produzidas pelos alunos.

A concretização deste Projeto é fruto de um trabalho conjunto entre alunos, a relevante contribuição dos professores da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e apoio dos demais professores desta Instituição, funcionários, Direção e da parceria de algumas empresas e profissionais de Feira de Santana.

PROFESSOR(A) REPÓRTER

Sandra Machado dos Santos
Articuladora da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Instituto de Educação Gastão Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário