sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Problema de saúde vira nota vermelha

Dificuldades de visão, desvios na coluna e até dores de cabeça estão entre os fatores que mais atrapalham os estudos de seu filho

Foto: Dreamstime
Foto: Criança tentando ler o caderno

Notas baixas? Talvez a criança tenha algum problema de saúde, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais.

Seu filho tem pouco interesse pela escola, o boletim dá vergonha e a professora vive reclamando? Talvez ele tenha um distúrbio físico - de visão, audição ou até neurológico.

A boa notícia é que, com alguns cuidados, meninos e meninas podem recuperar as notas ruins e sentir prazer nos estudos. Conheça os problemas de saúde mais comuns na infância e saiba como tratá-los.

Para ler, clique nos itens abaixo:
Dificuldade de enxergar
O que pode ser? - Miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Os míopes veem embaçado de longe, os hipermétropes sofrem para ver de perto e quem tem astigmatismo não vê nem de perto, nem de longe.

Como se diagnostica? - A criança cola o rosto no caderno para entender o que está escrito, senta sempre perto da lousa, fica com os olhos vermelhos sem coçar, queixa-se de dor de cabeça, tropeça e cai com frequência.

Dá pra resolver? - Claro! Basta usar os óculos no grau certo.

O que eu faço então? - Leve seu filho a um oftalmologista.

Audição limitada
O que pode ser? - Infecção.

Como se diagnostica? - O pequeno vive com febre, demonstra desconforto e sente dificuldade para compreender o que o professor ou os colegas falam. Em alguns casos, ele pode apresentar pus ou secreção no ouvido.

Dá pra resolver? - Só com remédio. E se a infecção não for tratada da maneira correta, a criança pode ficar surda.

O que eu faço então? - Peça ao pediatra a indicação de um bom otorrinolaringologista, médico que cuida dos problemas de nariz, ouvido e garganta.

Leitura e escrita ruins
O que pode ser? - Dislexia (dificuldade em relacionar o som com a forma das letras).

Como se diagnostica? - A criança aprende a falar mais tarde, lê mal e não consegue decorar rimas e canções. Troca letras ao falar ou escrever, como "fofó" em vez de "vovó".

Dá pra resolver? - Sim. O tratamento é demorado, mas funciona.

O que eu faço então? - Procure um médico fonoaudiólogo. Dependendo do grau de dislexia que seu filho apresentar, talvez seja necessário consultar também um psicopedagogo.

Cansaço e má postura
O que pode ser? - Cifose, lordose ou escoliose. A cifose deixa corcunda, a lordose arrebita o bumbum e a escoliose deixa a coluna em "S".

Como se diagnostica? - Dores nas mãos, braços, ombros ou quadril são resultado de excesso de pressão numa região.

Dá pra resolver? - Sim, fazendo exercícios de Reeducação Postural Global, mais conhecidos pela sigla RPG. Eles são orientados por um profissional e ajudam a corrigir a postura.

O que eu faço então? - Marque uma consulta com um ortopedista para o seu filhote.

Tristeza, ansiedade e desinteresse

Fonte: Site Educar para Crescer
O que pode ser? - Enxaqueca ou dor de cabeça moderada ou forte.

Como se diagnostica? - O pequeno leva a mão à cabeça com frequência, sente enjoo, tem mudanças de humor, sensibilidade à luz, cheiros ou barulhos e muito sono.

Dá pra resolver? - Geralmente, mudar os hábitos da criança acaba com o problema.

O que eu faço então? - Cuide para que seu filho durma pelo menos oito horas por dia e tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário