quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Escolas da Direc 02 realizam eleições para o Colegiado Escolar

Desde o último dia 06 até esta quinta-feira (09), as escolas da Direc 02 estão em clima eleitoral para a escolha dos novos membros do seu Colegiado Escolar que exercerão um mandato de dois anos. Deste processo democrático no ambiente escolar participam estudantes, pais, professores e servidores que votam secretamente em conformidade com o regimento eleitoral. Com exceção do diretor, que é membro nato do colegiado, cada segmento vota em seu respectivo representante. Desta forma, por exemplo, são os próprios estudantes que elegem os colegas que vão fazer parte da equipe.

No Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, a eleição transcorreu com muita tranqüilidade assim como nas demais escolas localizadas nos 25 municípios sob a jurisdição da Direc 02. Ali, alunos se reversavam e com o entusiasmo que lhes é peculiar, exerciam seu direito ao voto. Para tal, o estudante precisa ter mais de 12 anos, estar matriculado e frequentar regularmente as aulas.

“O Colegiado busca ouvir os alunos, saber suas opiniões. Assim fica mais fácil fazer nossas reivindicações quando queremos que os eventos aconteçam”, destaca Matheus Lima Fonseca, aluno do 1º ano D, após depositar seu voto na urna.


Professores, pais e servidores também marcaram presenças. Na opinião do professor de Matemática, Eraldo Miranda Júnior, “o Colegiado influencia nas decisões do corpo docente e discente e na administração das escolas, que tem que ter representação de todos os segmentos para legitimar um ambiente democrático sempre reinante no local”, pontuou.

A estrutura do colegiado é formada sempre pelo diretor, professores, servidores técnico-administrativos, pais, estudantes e comunidade local que poderão atuar coletivamente nas decisões de como investir os recursos que chegam às escolas, participar da elaboração de propostas pedagógicas, regimento escolar, cardápio alimentar, calendário escolar e, também, articulação entre escola e comunidade, entre outras funções deliberativas, consultivas, avaliativas e mobilizadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário