domingo, 28 de fevereiro de 2010

Colégio da Polícia Militar convoca contemplados no sorteio eletrônico


Atendendo à ordem de classificação no sorteio eletrônico, o Colégio da Policia Militar convoca os candidatos suplentes para efetuar matrícula na unidade do CPM, no bairro Campo Limpo até o dia 02 de março das 8 às 17 horas, munidos dos documentos para efetuar matrícula.

As vagas destinadas aos candidatos da quota correspondente a filhos de policiais militares da PMBA, servidores públicos civis da PMBA, professores e demais servidores públicos civis não foram preenchidas e estão à disposição de filhos de outros cidadãos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DIRECionando...Parabéns!!!!


Às colegas e irmãs Geny e Dejanete Brandão, e às Ednas Barreto e Almeida, formandas em História, o parabéns especial de toda a equipe de funcionários da Dirc02. Muito sucesso!!

Escola da Direc02 oferece Curso Normal

A Escola Estadual Georgina de Melo Erisman é a única escola com formação de professores em Feira de Santana.
O início do ano letivo da rede pública estadual no município feirense, no último dia 22, veio acompanhado de uma grande novidade: a implantação do Curso Normal na Escola Estadual Georgina de Melo Erisman, atualmente a única escola com formação de professores em Feira de Santana.

O curso deixou de existir aos poucos no Brasil inspirado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que exigiu o diploma de nível superior para professores de educação infantil e de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com prazo de dez anos para se colocar em prática.

Segundo Márcia Gonzaga, diretora do Colégio Georgina Erisman, a primeira turma possui 38 alunos, na sua totalidade do sexo feminino e de idades variadas. São 13 disciplinas distribuídas entre nove professores. “Estamos preparados para três turmas, mas ainda não foi atingido o número suficiente de alunos. Mas a procura tem sido crescente”, ressalta. Com a reformulação, o curso normal passou de três para quatro anos, ficando o último ano para o estágio.

A Escola Georgina Erisman fica localizada no bairro Chácara São Cosme é uma das 156 escolas coordenadas pela Diretoria Regional de Feira de Santana- Direc02, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação.

Opiniões de alguns professores do curso

“O curso de magistério dá condições de se trabalhar com a sutileza do processo educacional”

“Os professores têm que estar bem preparados, capacitados e conscientes do seu papel. Principalmente tem que amar o que faz”.

“A faculdade pula o processo da prática o que deixa muitos professores acadêmicos, ou seja, aqueles que não passaram pela formação do curso de magistério, menos sensíveis, consequentemente formadores de profissionais menos humanos”.

“O papel do professor constitui-se, basicamente, em ajudar o educando a aprender em todos os aspectos, isto é, na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, valores, idéias ou qualquer tipo de aprendizagem ainda não desenvolvida e julgada importante”.

O que pensam os alunos


“Tomei um susto quando soube que o curso de magistério tinha acabado. Busquei durante muito tempo e fiquei muito feliz ao saber que aqui em Feira ele tinha recomeçado”

“Estamos amando o curso”.

“Fiquei sabendo do curso através de uma amiga minha que estuda no Georgina, quando aqui estive no ano passado e aí não tive dúvidas. Era minha oportunidade”.

“Fiz o curso de Administração e me arrependi porque o Magistério é minha grande paixão. Finalmente com esta oportunidade estou concretizando este meu sonho”.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Gestores do TOPA participam de Encontro em Salvador

A supervisora do programa Todos pela Alfabetização - TOPA, na Direc02, Valdeci Passos Mamona, encontra-se em Salvador de hoje (25) até amanhã (26), para participar do I Encontro dos Gestores Municipais do Topa, que acontece na Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água. O Encontro que reune gestores municipais, supervisores e secretários municipais de educação objetiva conhecer melhor os sistemas operacionais do programa, tirar dúvidas, discutir dificuldades e buscar soluções.

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, e da coordenadora do Topa, Elenir Alves.

A meta do Topa é alfabetizar 1 milhão de jovens, adultos e idosos baianos até o final deste ano. Para os gestores e supervisores, o encontro é uma ótima oportunidade para compreender melhor o sistema e saber como utilizá-lo de forma mais efetiva, no intuito de obter resultados ainda melhores no programa. "Os sistemas são a alma do programa. A partir do momento que os gestores souberem alimentar o sistema na ponta vai melhorar mais as ações do programa", avalia Elenir Alves.

Como o TOPA já está consolidado no Estado, os esforços agora são no sentido de qualificar as ações na ponta. Ou seja, os gestores estão tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas acerca de procedimentos necessários para substituição de alfabetizadores, ativação de turmas, entre outros aspectos fundamentais para o bom andamento do programa.
(Com informações da Ascom)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Programa de TV produzido na Bahia vai educar jovens de todo o Brasil

Para aprofundar o conhecimento dos estudantes do Brasil, foi lançado, nesta terça-feira (23), no Museu Rodin, o Programa Tô Sabendo, uma parceria entre o Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb) e o Ministério da Cultura.

O programa, voltado principalmente para alunos do ensino médio da rede pública, vai apresentar conteúdos didáticos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do vestibular. O Tô Sabendo será exibido pela TV Brasil e emissoras associadas. Os interessados também podem acessar o programa pelo portal http://www.tosabendomais.com.br/.

Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o programa será importante principalmente para os estudantes que não podem pagar por um curso pré-vestibular. "Por isso, o Ministério da Cultura resolveu apoiar este projeto".

Para o governador Jaques Wagner, a TV pública tem o papel importante de difundir o conhecimento de forma criativa e democrática. "Este é mais um complemento para os alunos de todo o Brasil que estão se preparando para enfrentar o vestibular".

O To Sabendo será realizado todos os sábados, com a participação do apresentador Jorge Portugal e de professores que comentarão temas específicos a cada semana. Segundo Portugal, o programa terá vários quadros, como o Qual é a sua, que mostra algumas profissões pouco conhecidas, e o quadro E aí professor, onde os estudantes recebem dicas sobre os assuntos mais frequentes no vestibular.
Fonte: Site Agecom

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Secretario Osvaldo Barreto teve agenda concorrida em Feira

Uma manhã com muitos compromissos fez parte da agenda do Secretario Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, em sua vinda à Feira de Santana, nesta terça (23), com o objetivo de acompanhar de perto o início do ano letivo no interior do estado. O primeiro deles foi a participação do ato inaugural da escola pública Colégio Profª. Tecla Mello que aconteceu por volta das 9 horas e contou com várias lideranças públicas, políticas, gestores, professores, pais e alunos.

O Secretario e comitiva estiveram acompanhados do diretor da Direc 02, Eutímio Almeida, e foram recebidos no local pelo presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento – INED, prof. Josué da Silva Mello.

“Fico muito feliz por estar aqui hoje inaugurando esta obra. Esta escola é fruto de um excelente trabalho de pessoas que há décadas ultrapassa limites e que serve de orgulho a todos nós que militamos pela causa da educação”, ressaltou o Secretario Osvaldo Barreto.

O professor Josué Mello em seu discurso, ratificado pela homenageada Profa. Tecla Mello, enfatizou a origem da escola que nasceu em 1975 como parte integrante do Projeto SIM – Serviço de Integração ao Migrante fundado em 1968 com o objetivo de atender a população migrante que chegava à Feira de Santana. Localizada no bairro SIM, a escola conveniada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, objetiva atender 1300 alunos numa área construída de 1500m2.

Visitas
O segundo compromisso do Secretário Osvaldo Barreto na cidade feirense foi a visita ao Dispensário Santana onde foi recepcionado ao som de uma banda musical composta por alunos da casa e pela irmã Rosa Aparecida, gestora local.

Na área de educação, o Dispensário Santana atende a crianças e adultos contando com o trabalho de professores, alguns mantidos pela instituição e na sua maioria pelo convênio com o Estado. O Dispensário realiza vários cursos de orientação profissional que são oferecidos à comunidade, permitindo uma melhor qualificação para que todos enfrentem melhor o acesso ao mercado de trabalho, além de ser uma obra complexa de assistência aberta a todos os níveis de pessoas carentes, inclusive idosos.

Para encerrar sua agenda da manhã, já por volta das 11h30, Osvaldo Barreto visitou o Colégio Estadual Dr. Jair Santos Silva localizada no Conjunto Feira IX, onde igualmente foi bem recebido pelo corpo docente e discente da instituição que funciona nesta cidade desde fevereiro 2006.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Secretario Estadual da Educação virá mais uma vez a Feira

O Secretario Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, estará em Feira, nesta terça (23), quando será recebido pelo diretor da Direc 02, Eutímio Almeida, para o ato de inauguração da escola pública Colégio Profª. Tecla Mello.

O nome da escola é uma homenagem a Tecla Mello, primeira professora do Colégio SIM, escola conveniada com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e que funciona atualmente no SIM (Serviço de Integração ao Migrante). A Prof.Tecla é esposa do Prof. Josué da Silva Mello presidente do Instituto de Educação e Desenvolvimento - INED, entidade mantenedora.

O evento acontecerá às 8 horas, na Av.Centenário, bairro SIM, em Feira.

Secretário da Educação dá boas vindas aos estudantes


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ano letivo na rede estadual começa segunda-feira (22)


Cerca de 1,1 milhão de estudantes da rede estadual voltam às aulas na segunda-feira (22). O ano letivo começa com, aproximadamente, 232 mil novas matrículas. Alicerçada no compromisso de Todos pela Escola, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia apostou no planejamento participativo para garantir o atendimento aos estudantes em todos os 417 municípios do Estado.

O planejamento, realizado desde outubro de 2009, e que teve como ponto alto a Jornada Pedagógica, com a participação de 50 mil educadores em todo o Estado, assegurou a organização de um currículo unificado em toda a rede, tendo como referência a base nacional comum. A partir dessa matriz curricular, os gestores das escolas organizaram a alocação de pessoal, garantindo professores nas salas de aula.

Retardatários

Mesmo com o início do ano letivo, ainda há tempo para os estudantes interessados em garantir uma vaga na rede estadual de ensino. A Secretaria da Educação vai manter 233 postos informatizados, distribuídos em todo o estado, para atender aos retardatários. Os postos vão funcionar até o dia 31 de março, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Ao todo são 21 postos distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. Confira o endereço dos postos no site www.sec.ba.gov.br/matricula.
Fonte: ASCOM/SEC

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DIRECionando...Videoconferência


Videoconferência para apresentação do Plano de Apoio e Monitoramento às Unidades Escolares para o Início do Ano Letivo


Dia: 19 de fevereiro
Horário: 8h30
Local: Sala de Videoconferência, sede da Direc02

MEC prorroga pré-inscrição para formação continuada

Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de pré-inscrição nos cursos de formação continuada para 28 deste mês. Professores de escolas públicas podem se candidatar a cursos de curta duração e a uma especialização ofertados por instituições de ensino superior.

Há mais de 350 mil vagas abertas em cursos como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura e uso de computador na escola. Nas especializações, há mais de 20 mil vagas.

Para participar, o professor deve fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire. A secretaria estadual ou municipal de Educação à qual o professor está vinculado analisa e valida, ou não, a pré-inscrição.

Após essa etapa, a secretaria autoriza a participação no curso e comunica à instituição de ensino superior, que matricula o professor. A previsão de início das aulas é o primeiro semestre deste ano.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Reuniões de pais na escola podem ser requisito para Bolsa Família

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6747/10, já aprovado pelo Senado, que condiciona o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família à frequência dos pais a reuniões com professores. Essas reuniões deverão ocorrer fora do horário de trabalho dos pais.

De acordo com o autor, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o dever de educar precisa ser compartilhado entre o Estado e a família. Ele argumenta que a ausência dos pais na escola prejudica o aprendizado e deixa a escola com uma sobrecarga indevida.

O projeto altera a Lei 10.836/04, que criou o Bolsa Família. A lei estabelece que a concessão de benefícios do programa depende do cumprimento de exigências relativas ao exame pré-natal, ao acompanhamento nutricional, ao acompanhamento de saúde e à frequência escolar de 85%.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte:Agência Câmara

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DIRECionando...Reunião

Reunião interna para avaliação com grupo participante da Jornada Pedagógica 2010.
Dia: 18 de fevereiro de 2010
Horário: 17 horas
Local: Sede Direc 02

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SISU: segunda etapa das inscrições começa nesta segunda-feira

A segunda etapa de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada tem início nesta segunda-feira (15), às 6h, quando o sistema será aberto para os candidatos concorrerem às vagas não preenchidas na primeira fase -o número de vagas disponíveis ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo terminará no próximo sábado (20). Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: das 6h às 23h59.

Os alunos que não forem aprovados na primeira etapa devem, na segunda, repetir todos os passos: acessar o site do SiSU, escolher um curso que esteja disponível e se inscrever. A escolha pelas vagas funcionará como na primeira etapa. O candidato vai poder optar por apenas um curso.

Inscreva-se na segunda etapa aqui.

O candidato que tiver sido aprovado na primeira etapa e tiver feito a matrícula, poderá se candidatar novamente a alguma outra vaga, mas perderá o direito à primeira vaga mesmo tendo feito a matrícula. Só o acesso ao sistema não retira esse direito, apenas a conclusão da inscrição para concorrer a outra vaga.

O resultado da segunda fase sai no dia 22. Para os aprovados nessa etapa, as matrículas ocorrerão entre os dias 23 e 26 deste mês.

SISU: terceira etapa

A terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada - SISU vai de 1º a 3 de março, a lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março. O SiSU seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico ou clicando aqui.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

MEC divulga lista de aprovados no PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (13) o resultado da primeira fase do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni). A lista com os aprovados está disponível no site do MEC. Foram pré-selecionados 148.327 estudantes, de um total de inscritos de superior a 820 mil. Os candidatos aprovados na primeira etapa devem comparecer a instituição de ensino superior escolhida para comprovar as informações fornecidas no cadastro no período de 17 a 26 de fevereiro.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Escolas estaduais iniciam ano letivo com novo curriculo

O ano letivo vai começar na rede estadual com todas as escolas apresentando um currículo alinhado. Discutida durante a Jornada Pedagógica 2010, a reorganização do currículo escolar promoveu mudanças. A partir de agora, as disciplinas da base diversificada do currículo que abordam assuntos ligados a região e culturas locais, devem estar inseridas dentro de cinco temas: meio ambiente, consumo e cidadania, ciência e tecnologia, linguagens e identidade e cultura.

Com as mudanças a expectativa é que haja uma melhor organização curricular na rede e maior qualidade na aprendizagem do aluno.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Secretaria da Educação vai manter 233 postos de matrícula até o dia 31 de março


Ainda há tempo para os estudantes interessados em garantir uma vaga na rede estadual de ensino.
Mesmo após o fim do prazo oficial, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai manter 233 postos informatizados, distribuídos em todo o estado, para atender aos retardatários. Os postos vão funcionar de segunda à sexta-feira, do dia 18 de fevereiro a 31 de março, das 8h às 18h.

Em Feira de Santana funcionarão três postos: no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, no Colégio Estadual de Feira de Santana e no Colégio Helena Assis Suzart.

Confira o endereço de todos os 233 postos aqui .

Após o dia 31 de março, só serão processadas matrículas para alunos e candidatos à rede estadual de ensino que possuam amparo legal, devidamente motivado por transferência de domicílio, motivos de saúde e demais disposições legais, atendendo as orientações dos Conselhos Tutelares, Ministério Público e Juizado da Infância e Juventude.
Fonte:Ascom/SEC

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Secretaria da Educação faz matrícula para vagas residuais de cursos subsequentes

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até a próxima quarta-feira (10), a matrícula para as vagas residuais dos cursos técnicos de nível médio da rede estadual de educação, modalidade subsequente. Devem se matricular candidatos que, no sorteio eletrônico, estavam na lista de reserva, obedecendo ao saldo de vagas por Centro Estadual, Territorial e unidades escolares que ofertam Educação Profissional. A lista, com a classificação dos candidatos que estão aptos para fazer a matrícula das vagas residuais por unidade pode ser acessada no site da secretaria: www.sec.ba.gov.br.

Para efetuar a matrícula, o candidato deve se dirigir ao Centro Estadual, Territorial ou unidade escolar de Educação Profissional para o qual se inscreveu e participou do sorteio eletrônico, portanto a seguinte documentação: cópia do CPF, cópia do histórico escolar e cópia da cédula de identidade, sendo necessária a apresentação dos originais para a devida autenticação e duas fotos 3/4. Os que concluíram o ensino médio em 2009 podem apresentar atestado de conclusão de curso, além dos demais documentos.As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 22 de fevereiro.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

DIRECionando...Censo Escolar

Marise Lima, responsável pelo Censo Escolar na DIREC 02, comunica aos diretores escolares que a segunda etapa do Censo estará aberta até o dia 10 de março deste. Leia Mais...

Professores têm até hoje para se inscrever em curso de formação continuada

Termina hoje (8) a pré-inscrição nos cursos de formação continuada para professores da educação básica oferecidos pelo Ministério da Educação, que pode ser feita no site http://www.freire.mec.gov.br/. São 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados. Podem se inscrever professores com formação específica para o magistério no nível médio, licenciatura ou pedagogia.

Os cursos de formação continuada têm carga horária entre 40 e 300 horas e são oferecidos pela Plataforma Freire (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). Após o encerramento das inscrições, os gestores municipais e estaduais têm até o fim do mês para validar a matrícula.

Alguns cursos devem ter início ainda neste semestre. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.

Governo da Bahia paga aposentados da Educação em folha especial

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) emitiu na na última quinta-feira, folha especial para efetivar o pagamento dos benefícios de 111 servidores inativos da Secretaria da Educação (SEC) que se recadastraram fora do período de convocação estabelecido pelo Governo do Estado.

Do total de 43.833 aposentados da SEC, 501 ainda continuam sem realizar a atualização cadastral após o fim do prazo de recadastramento, encerrado no dia 15 de janeiro.

Os aposentados que ainda não se recadastraram podem se dirigir a uma das 21 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) até amanhã (09) para garantir a efetivação do pagamento na folha de fevereiro.

A lista de convocados, os endereços dos postos Ceprev e outras informações estão disponíveis no Portal do Servidor, http://www.blogger.com/www.portaldoservidor.ba.gov.bre pelos telefones (71) 3116-5440 e (71) 3116-5437.
Fonte:Agecom

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Abertas as inscrições para o PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nessa sexta-feira (5) que as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) estão abertas a partir de hoje (6), no site da pasta. Serão oferecidas 165 mil bolsas, 86 mil integrais e 79 mil parciais de 50%, em mais de 1,3 mil instituições. Para concorrerem às vagas, os estudantes usarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira fase das inscrições será encerrada no dia 10. A segunda fase do processo seletivo acontecerá de 4 a 7 de março. O resultado final será divulgado no dia 10 de março. Leia Mais...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica DIREC 02 - Fotos



(Clique na foto para ampliar)

Jornada Pedagógica (8): objetivos alcançados

Em Coração de Maria o diretor Eutímio Almeida
conversou com professores
.
Hoje logo cedo a diretoria da Direc 02 recomeçou suas visitas aos polos localizados em outros municípios onde aconteciam simultaneamente as atividades da Jornada Pedagógica 2010. Estas visitas tiveram início na tarde de ontem (04) iniciando nos polos de Santo Estevão e Ipirá. O roteiro desta sexta-feira contemplou os polos de Coração de Maria e de Riachão do Jacuípe.

Palestras, apresentações artísticas e culturais também ali deram um toque especial. Em Coração de Maria a diretoria chegou a tempo de assistir a uma apresentação musical com mensagens religiosas e a performance de uma roda de capoeira.

Em Riachão do Jacuípe, sob a condução de Nancy Caldas, professora no Programa Gestar, alunos da Regional classificados nos projetos FACE, AVE e TAL mostraram todo seu talento, a exemplo da estudante Glena Cedraz, da Escola Aristides Cedraz, do município de Ichu, vencedora da etapa regional do FACE-Festival Anual de Canção Estudantil.

Equipe polo Riachão com diretoria da Direc 02
Sucesso
Em todos os polos visitados, inclusive os da sede, a ratificação de que a proposta da Secretaria da Educação foi bem assimilada por professores participativos, focados nas boas práticas curriculares da rede estadual de ensino; professores envolvidos em debates num espaço democrático de reflexão sobre práticas inovadoras e diretrizes político-pedagógicas; professores e equipe de logística que transformaram a Jornada Pedagógica 2010, da Direc 02, num absoluto sucesso.
Texto e fotos: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (7): o que eles pensam

"Gostei do pronunciamento do diretor da Direc 02, professor Eutímio, quando falou em trazer a Direc às escolas. Achei que isto irá facilitar a comunicação e o entendimento entre ambas."
Antonio Roque M. de Carvalho
Prof.Escola Maria José de Lima Silveira
Coração de Maria-Ba
"Os professores e diretores estão muitíssimos empolgados, desarmados, buscando parcerias e demonstrando grande interesse em fazer e fazer bem feito."
Nancy Caldas
Prof.Programa Gestar
Conduziu os trabalhos no Polo Riachão do Jacuípe
"A Jornada Pedagógica 2010 em seu primeiro momento aconteceu de forma a apoiar efetivamente, a preparação do ano letivo. Estamos todos - direção e professores - satisfeitos com a abordagem tratada por parte da Direc02/SEC. A proposta foi totalmente contemplada."
Maria do Rosário Mascarenhas de Almeida
Diretora do Colégio João Campos
Riachão do Jacuípe-Ba

"Percebo um avanço na Jornada Pedagógica deste ano pela descentralização dos polos, pois facilita o acesso à Direc."
Frederico Mastroangelo
Prof.Física-Escolas Pedro II e Maria José de Lima Silveira
Coração de Maria-Ba

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica (6): encerram-se os trabalhos da manhã

12h10
Agora passa do meio-dia quando a diretoria da Direc 02 chega ao Centro de Cultura Maestro Miro, último polo em Feira de Santana a ser visitado neste primeiro dia de Jornada Pedagógica 2010. Á tarde está programado visitas aos polos localizados em Santo Estevão e Ipirá, ficando para amanhã (05), os polos de Coração de Maria e Riachão do Jacuípe.

Aqui também expressões artísticas fizeram parte da programação. O Prof. Custódio (de vermelho), intérprete e autor de poesias e canções, declamou e apresentou em slides o poema pedagógico de sua autoria,"Brasil: Uma Criança de 500 Anos".

Consta na programação da tarde, em todos os polos, uma reflexão sobre as práticas inovadoras dos educadores e diretrizes político-pedagógicas para a reorientação do currículo. "Sairemos mais ricos desta Jornada pela troca de experiências, troca de conhecimentos e aprendizagens", ressalta Izaura Alves, Coordenadora de Educação Básica da Direc 02.
Participantes interagem enquanto aguardam o almoço

A Jornada Pedagógica é um evento promovido pela Secretaria Estadual da Educação, que envolve cerca de 50 mil professores em toda a rede estadual e que acontece simultaneamente em 120 polos distribuidos nas suas 33 Diretorias Regionais de Educação - Direc´s. Segundo o diretor da Regional, Eutímio Almeida, a Jornada objetiva principalmente "reconhecer e valorizar práticas inovadoras como um processo de intervenção transformadora na melhoria na qualidade de ensino".
Texto e fotos: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (5): "alimento para a alma"

11h45
Exposição com telas produzidas por estudantes da Direc 02 durante a II Mostra de Artes Visuais -AVE, compõe o cenário do quarto polo visitado pela diretoria da Regional, localizado no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira.

No palco do teatro, o cantor feirense Guymeo Jumonji (foto a esquerda) tenta encerrar sua apresentação sob pedidos de "mais um" feitos por um público animado. "Para que alimento para o estômago se temos aqui alimento para a alma?", brinca Luciene Cruz diante da proximidade do horário de almoço. Luciene é formadora do Programa Gestar e aqui atua como mestre de cerimonias.

O "alimento para a alma" são as apresentações culturais - músicas, poesias e exposições de artes - que fazem parte da programação da Jornada Pedagógica 2010, da Direc 02, e que tem tido excelente receptividade em todos os polos."Essas inserções culturais além de relaxar aproximam mais as pessoas", enfatiza Izaura Alves, Coordenadora de Educação Básica da Direc 02.

Mais uma vez o diretor Eutímio Almeida (foto acima) e coordenadores da Direc 02 lembram da importância dos professores no processo educacional e detalham um pouco sobre os objetivos da Jornada. Agora seguem para o ultimo polo a ser visitado em Feira, neste primeiro dia do evento que prossegue até amanhã nos polos e até o próximo dia 10 nas próprias unidades escolares.
Texto e fotos: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (4): descontração faz parte da programação no Ecassa



11h20
Um clima de total descontração foi o que encontramos agora no ginásio de esportes do Colégio ECASSA - Escola do Centro de Assistência Social Santo Antonio, terceiro polo da Jornada Pedagógica 2010 visitado pelo diretor da Direc 02, Eutímio Almeida, e pelos Coordenadores Beldes Ramos e Izaura Alves

A descontração ficou por conta da musicóloga e cantora Célia Zain (foto) que cantou e falou sobre os cuidados com as cordas vocais. "Não somos professores somente. Somos também profissionais da voz", argumentou.

O diretor Eutímio dá as boas vindas, agradece a presença de todos e ressalta a importância de cada um no contexto educacional. Antes de seguir para o próximo polo aproveita os exercícios anti stress ensinados por Célia Zain.
Fotos e texto: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (3): professores comentam pronunciamento do Secretario

10h25
Cerca de 200 pessoas presentes no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, segundo polo visitado pela diretoria da Direc 02, acabam de assistir em videoconferencia o pronunciamento do governador Jaques Wagner e do Secretario Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, apresentada simultaneamente em todos os polos.

"O pronunciamento do secretario Osvaldo Barreto chamou a atenção dos professores para que neste ano a escola venha a ser um espaço onde a superação dos preconceitos seja repensada e posta em prática, pois a sociedade em que vivemos ainda é extremamente excludente, pois só assim poderemos resgatar uma dívida com o social, criando uma escola pública para todos", comentou a Professora Mestre em Educação Especial, Maria Gorette Carneiro (foto), logo após o pronunciamento do Secretario.

Gorette enfatizou ainda que o Secretario citou a Constituição Brasileira como defensora de uma educação como direito de todos os cidadãos. "Ele concluiu fazendo uma referencia à grande importância que tem o professor nesse processo e que a SEC irá valorizar o que vem sendo produzido nas escolas", ressaltou.



Neste momento, o cantor Marcos Heynna faz uma apresentação musical no local.




Texto e fotos: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (2): diretor da Direc 02 dá as boas vindas

9h25
O diretor da Direc 02, Eutímio Almeida, neste momento abre oficialmente os trabalhos da Jornada Pedagógica 2010 no polo localizado na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

"Temos que fazer desta Jornada um momento de reflexão constante. Refletir principamente sobre a necessidade de garantir a educação ideal aos nossos jovens e as nossas crianças", enfatiza o diretor.

Compondo a mesa com ele, a representante da Secretaria Estadual da Educação, Magali Santos Ferreira, a Coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica, Izaura Alves e o Coordenador de Organização e Atendimento Escolar, Beldes Ramos.
Texto e foto: Zezé Esteves

Jornada Pedagógica (1): foi dado início aos trabalhos

8h03


Filas se formam nos locais de cadastramento.


A Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02 iniciou neste momento os trabalhos relativos a Jornada Pedagógica 2010, que este ano traz como tema central "Organização do Trabalho Pedagógico: Os Educadores e suas Práticas".

São 4086 professores de toda a regional e cerca de 50 técnicos da instituição envolvidos e distribuidos em 09 polos. Na sede em Feira, o evento acontece simultaneamente na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, no Centro de Cultura Amélio Amorim, no Colégio Ecassa, no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e no Centro de Cultura Maestro Miro. No interior os polos estão localizados nos municípios de Santo Estevão, Ipirá, Coração de Maria e Riachão do Jacuípe.
Texto e fotos: Zezé Esteves

Censo escolar inicia segunda fase

As escolas das redes estaduais, municipais, federais e particulares têm até o dia 10 de março para complementar as informações do Censo Escolar 2009 referente ao movimento e rendimento do aluno. Na segunda fase do Censo é necessário informar as aprovações/reprovações, transferências e abandonos dos estudantes, como resultado final do ano letivo.

Os dados devem ser inseridos, pelos responsáveis das unidades escolares, no sistema eletrônico Educacenso (http://www.educacenso.inep.gov.br/). Caso não possua acesso à internet, as escolas podem realizar esse procedimento na Diretoria Regional de Educação (Direc) correspondente ao seu município.

A taxa de aprovação, dado pertencente a esta fase do Censo, vai formar um dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), juntamente com o desempenho dos alunos nos testes padronizados (Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica-Saeb).

As escolas que não complementarem os dados poderão sofrer sanções, como a falta de repasse dos recursos pelo Ministério da Educação (MEC).
Fonte: ASCOM - SECRETARIA

Termina amanhã o prazo da matrícula da rede estadual

Os estudantes que ainda não se matricularam na rede estadual de ensino têm até amanhã (5) para garantir sua vaga. Os interessados devem se dirigir a um dos 605 postos informatizados de matrícula, das 8h às 18h. Nos municípios que não contam com posto informatizado, a matrícula deve ser feita diretamente na escola em que o candidato pretende estudar.

No ato da matrícula, o candidato deve apresentar duas fotos 3x4 (recentes), original e cópia do documento oficial de identidade, comprovante de residência, além do original do histórico escolar ou atestado de escolaridade. Devem apresentar também o código do SETPS (constante no Salvador Card). Para mais informações, estão disponíveis o número 0800 285 8000 e a página da Secretaria: www.sec.ba.gov.br/matricula.
Texto: Ascom/SEC

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jornada Pedagógica 2010 - De 04 a 10 de fevereiro

Começa amanhã (4) a Jornada Pedagógica 2010

Começa, amanhã (4), a Jornada Pedagógica 2010 para cerca de 50 mil professores da rede estadual incluindo centenas de professores da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – Direc 02. A abertura com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, será transmitida, ao vivo, às 8h30 para os polos distribuídos na sede em Feira e em cidades da região (vide abaixo) e para mais de 120 polos das 33 Direc's em todo estado.

Na primeira etapa, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Jornada vai acontecer simultaneamente nos polos e nos dias 8, 9 e 10, acontecerá nas próprias unidades escolares. Izaura Alves, Coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica na Direc 02, diz que a expectativa é grande, mas que já está tudo pronto para o início dos trabalhos.

Polos em Feira de Santana:

PÓLO 1 - Universidade Estadual De Feira De Santana
PÓLO 2 – Centro De Cultura Amélio Amorim
PÓLO 3 – Teatro Municipal Maestro Miro
PÓLO 4 – Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
PÓLO 5 - Escola Do Centro De Assistência Social Sto Antonio - Ecassa

No Interior
PÓLO 6: Clube Ipojucan, município de Coração de Maria
PÓLO 7: Clube Caboronga, em Ipirá
PÓLO 8: Riachão Palace Hotel, em Riachão do Jacuípe
PÓLO 9: Colégio Viramundo, município de Santo Estevão

Secretário da Educação visita a Uefs e fala sobre progressão


Ao retornar ontem de uma visita oficial ao município de Serrinha, a 173 Km de Salvador, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto Filho, fez uma visita de cortesia à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Recebido pelo reitor José Carlos Barreto e por outros membros da Administração Central, Barreto falou sobre políticas de ações da SEC para a educação básica e a possibilidade de parceria com as universidades estaduais para essas ações.

O secretário informou também que os processos de progressão na carreira de professores não tramitarão mais pelo Conselho de Política de Pessoal do Estado da Bahia (COP), sendo agora tramitados entre a SEC e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Seab).
Fonte:Ascom/Uefs

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prorrogadas até dia 8 inscrições para cursos de Formação Continuada de Professores

Professores da rede pública têm ate o próximo dia 8 de fevereiro para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Plano Nacional de Formação de Professores-Plataforma Freire. Na Bahia, estão sendo oferecidas mais de 29 mil vagas para os cursos de qualificação e 2.240 vagas para especialização. Podem participar professores em exercício da rede estadual ou municipal.

Para a modalidade de qualificação, a carga horária varia de 40 a 300 horas, e, na especialização, a partir de 360 horas, somente para os docentes que tiverem inscritos no sistema. É importante chamar atenção dos docentes para que, depois do cadastro no sistema, deve ser feita a pré-inscrição no site http://freire.mec.gov.br/ que deverão ser validadas pelas secretarias de educação estaduais ou municipais. A previsão de início das aulas é no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Ascom/SEC