quarta-feira, 30 de junho de 2010

Escolas deverão aderir ao Programa PDDE

O PDE Gestão Educacional informa que a não adesão de escolas ao Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE Escola, para o exercício 2010, impedirá a liberação de recursos do programa.

As escolas deverão acessar o site do FNDE (www.fnde.gov.br), link PDDE WEB, e providenciar a adesão para que possa ser dado andamento ao processo de pagamento.

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

Maiores informações (71) 3115-9045/1315 ou pelo email: pde@sec.ba.gov.br

DIRECionando...Congresso

I Congresso de Educadores de Feira e Região

Educando para Educar

Minicursos-Palestras-Oficinas

Palestra com: AUGUSTO CURY

Data:09 e 10 de julho de 2010

Local: Spazio Eventos

Informações: (75) 3221-5738 e 3483-7268

terça-feira, 29 de junho de 2010

Fique por dentro: COLEGIADO ESCOLAR

Railda, Perpétua e Edna: responsáveis pelo Colegiado Escolar na Direc02
O Colegiado Escolar é um Conselho formado por diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam a partir do compartilhamento de responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação.

O papel do Colegiado é ampliar a participação de representantes das comunidades local e escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove ações voltadas para a formação dos membros do Colegiado, por meios de encontros, palestras, oficinas e videoconferências. A formação pela qual passam os novos representantes dos segmentos escolares prevê o desenvolvimento de competências relacionadas com a melhoria da participação, o compromisso e a co-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização da gestão escolar.

As ações do Colegiado são norteadas pelo Caderno de Orientações, elaborado pela Secretaria da Educação e disponibilizado online.

Objetivos
Com o propósito de fomentar a consolidação de um ambiente democrático e participativo nas escolas, a ação tem como principais objetivos a elaboração e distribuição do Caderno de Orientações; realização de eleições para novos membros do Colegiado; videoconferências com diretorias regionais de educação e escolas; construção do Sistema Escolar/Colegiado para o acompanhamento das ações desenvolvidas e elaboração e acompanhamento dos trâmites para implantação do Projeto de Formação Continuada do Colegiado Escolar.
Fonte: SUPAV

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alfabetizados do TOPa terão acesso a obras literárias

As publicações serão enviadas pelos Correios para as residências dos alfabetizados que passarão a ter acesso a obras literárias dos mais diversos gêneros e linguagens, como recurso pedagógico capaz de auxiliar na continuidade do seu processo de escolarização.

Nesta terça (29) às 10h30, em Salvador, no auditório dos Correios, na Pituba, será feita a distribuição de 30 mil livros para os alfabetizados do programa Todos pela Alfabetização (Topa), numa iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual da Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A ação integra o projeto Leitura para Todos, que tem a proposta de incentivar o hábito da leitura nos jovens, adultos, e idosos egressos do Topa. O evento contará com a presença do governador Jaques Wagner.

domingo, 27 de junho de 2010

Progestão inscreve até o próximo dia 30

Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Progestão - Programa de Capacitação de Gestores. Cerca de 8 mil profissionais da rede estadual, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e integrantes do colegiado escolar podem participar. As inscrições devem ser realizadas no Portal da Educação http://www.educacao.ba.gov.br/

sábado, 26 de junho de 2010

MEC divulga aprovados no SISU nesta segunda

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (28) a lista de aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a lista de documentos necessários para a efetivação da matrícula. Os aprovados terão os dias 1º e 2 de julho para comparecer à instituição para a qual foi selecionado e confirmar a matrícula. Caso sobrem vagas, uma outra lista será divulgada em 8 de julho. Para o segundo semestre, 15 universidades federais, 17 instituições federais de educação, ciência e tecnologia e centro federal de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alimentação de dados do Sistema de Gestão é prorrogada

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia comunica que, devido a problemas técnicos no Sistema de Gestão Escolar (SGE), o prazo de alimentação de dados foi prorrogado até o dia 05 de julho de 2010.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

IdentificAÇÃO II escolhe melhores trabalhos da Regional

No próximo mês de setembro, os vencedores deverão participar, em Salvador, da Culminância Estadual.

A culminância do projeto IdentificAção II, da Diretoria Regional de Educação de Feira de Feira de Santana – Direc02, foi realizada no dia 07 deste mês no auditório do Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira, contando com as presenças de Eutimio Almeida – diretor regional, e dos coordenadores Beldes Ramos e Izaura Alves.

No total, 40 escolas da Direc02 aderiram ao projeto e 13 enviaram os vídeos sobre o tema: “ O ambiente que temos? O ambiente que queremos? ” concorrendo ao primeiro lugar, dentro dos princípios propostos. A coordenação do projeto na Direc02 ficou a cargo dos professores Gleide Gavim, Mário Leal e Valnisia Machado que realizaram o evento, num ambiente decorado de acordo com o tema. Com a apresentação do prof. Mário Leal, o evento contou com a presença de 120 pessoas, entre professores e alunos das escolas participantes..

Na abertura, as boas vindas, exibição de um vídeo sobre o meio ambiente e as palavras do diretor Eutimio que agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância de trabalhar um tema tão nobre quanto o meio ambiente, e em seguida, uma apresentação cultural realizada pelos alunos do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, com a canção “Xote Ecológico”. A seguir foram exibidos os vídeos e o depoimento de cada escola participante de como foi desenvolvida a proposta.

A comissão julgadora selecionou os vídeos seguindo os critérios pré-estabelecidos pela SEC/CEAS: criatividade/originalidade, edição, adequação as diretrizes do ProEASE, nível de envolvimento da comunidade escolar com a produção/seleção do vídeo e coerência com a temática.

Vídeos escolhidos
1º lugar – Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro – Feira de Santana
Alunos autores: Emilly Silva e Monaliza Botelho
Profa orientadora : Eugenia Pedreira

2º lugar – Colégio Estadual João Campos – Riachão do Jacuípe
Alunos autores: Rafael São Paulo e Wanderson Carneiro
Profa orientadora : Duany Guimarães

3º lugar – Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda – Riachão do Jacuípe
Alunos autores: Emanoel Messias Filho e Jocimara Carvalho
Prof. orientador : Gerson Santana

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Começaram as inscrições para o ENEM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão abertas. Para garantir uma vaga, é preciso que os estudantes tenham Cadastro de Pessoa Física (CPF). As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro. Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame, ao se inscrever, responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.

Também é indispensável a participação dos 50 mil estudantes da 3ª série do ensino médio, da rede estadual, que participaram do sistema de Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie) em 2008 e 2009. Isso porque o Enem servirá como terceira etapa do processo de acompanhamento e avaliação do ensino médio baiano. Como o Avalie usa a matriz do Enem como referência e os itens de avaliação pertencem ao banco de dados do Inep, não há necessidade dos estudantes serem submetidos a duas avaliações.

Documento — Ao fazer a inscrição, na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe. O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O responsável legal deve pedir o documento para os menores de 16 anos — não é possível tirar o CPF pela internet.
Fonte:SEC

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Lista de pré-selecionados do ProUni divulgada nesta segunda (21)

O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta segunda-feira, 21, o resultado do programa Universidade para Todos (ProUni), com a relação dos candidatos pré-selecionados em primeira chamada (clique aqui para acessar). Esses estudantes deverão comparecer às instituições para a qual foram selecionados no período de 22 de junho a 2 de julho, para entregar documentos que comprovem as informações prestadas durante as inscrições.

Nesta edição estão sendo oferecidas 60.488 bolsas em 1.225 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Do total, 39.113 são integrais e 21.375 parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 765). Já as parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não seja superior a três salários mínimos (R$ 1.530).

Segundo o MEC, os candidatos que não tiverem o nome nessa primeira lista devem ficar
atentos, pois podem estar em outras chamadas. O ministério informa ainda que outras cinco listas estão programadas, mas só serão liberadas caso o número de bolsas não tenha sido atingido na primeira chamada.
Fonte: Agência Brasil

domingo, 20 de junho de 2010

Bahia ganha terceira escola de educação científica do país

Serrinha-Ba
Imagine um estudante do ensino fundamental do semiárido baiano – uma das regiões mais carentes do estado – produzindo robôs, desenhos animados e até curtas-metragens de animação. Esta realidade digna dos estúdios cinematográficos modernos começa a se concretizar na Bahia, com a implantação, em Serrinha, na próxima segunda-feira (21), do Centro de Educação Científica do Semiárido – nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) com a presença do governador Jaques Wagner e de outras autoridades.

Na ocasião, o médico paulista Miguel Nicolelis, um dos mais renomados cientistas da atualidade, no mundo, ministrará a aula inaugural. Nicolelis é coordenador do laboratório de neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e diretor do IINN-ELS.

Implantado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec) e outras fontes, a Escola de Ciências de Serrinha, como já está conhecida, está sintonizada com a meta de interiorizar as ações de Ciência e Tecnologia, dando acesso a baianos à oportunidade de se tornarem pesquisadores.
Fonte: Agecom

TOPA: descontração e irreverência marcam a primeira reunião de planejamento da nova turma

"Bastião e Bastiona" deram o toque de humor ao encontro
A manhã do último sábado (19) foi marcada pela primeira reunião de planejamento nesta nova etapa, entre coordenadores e alfabetizadores do TOPA em Feira de Santana. A reunião aconteceu no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e reuniu mais de cem participantes.

Além das boas vindas e a integração entre os novos e antigos integrantes do programa, dúvidas iniciais foram sanadas pelos coordenadores. A supervisora regional do TOPA na Direc02, Valdeci Mamona falou um pouco sobre o objetivo programa e disse ser necessário se ter responsabilidade pela missão de alfabetizar.

Ao final da reunião uma confraternização com comidas típicas e decoração junina foi oferecida aos participantes.O momento de irreverência e que arrancou gargalhadas de todos, ficou a cargo da dupla "Bastião e Bastiona", apresentada pelas coordenadoras Rita Daltro e Rita Oliveira.

sábado, 19 de junho de 2010

Começa segunda-feira escolha do livro didático

A partir desta segunda-feira (21) até o próximo dia 4 de julho, os professores de escolas públicas podem escolher os livros didáticos a serem utilizados em sala de aula em 2011. Desta vez, serão contemplados os alunos que farão do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com livros de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol).

A exemplo dos anos anteriores, é possível fazer consulta prévia do resumo das obras ofertadas no Guia do PNLD, disponível no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em http://www.fnde.gov.br/. Os livros constantes do Guia foram avaliados e selecionados criteriosamente pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema de escolha pela internet e as orientações de procedimento foram enviadas antecipadamente às escola.

Passo a passo – Para facilitar, o FNDE disponibilizou na página principal do seu portal um passo a passo com orientações sobre o sistema de escolha do livro. Além disso, está encaminhando uma versão impressa do Guia PNLD às escolas. Adesão – vale lembrar que dia 30 de junho é o prazo final para que as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas federais façam a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Quem não enviar o termo de adesão assinado ao FNDE ficará sem os livros em 2011.
(Informações da Assessoria de Comunicação Social do FNDE)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Oia o Arraiá da Direc02 aí gente!!!!

Assunta só pessoa! Nois vai dançá muito nu arraiá, pra isso oçê tem que se xegar.

Vamu comê muito aminduim e ralar o buxo até nun guentar,

A diretoria vai a garantir tudo. Mai pra isso ocê precisa se apresentá.

Se oçê quisé mermo ralar o buxo, ontosse tome no assento, o seu nome na listra a confirmá.

Já escoieram o dia 18/06 da boca da noitinha até o sol raiá
O Hotel Acalanto é o locá

A direção vai ficá contenti se oçês num fartá

Obrigado pela acuntação e vamu junto festejá.

Recesso junino da rede estadual vai até 4 de julho

Segundo informação no site da Secretaria da Educação, as 1.544 escolas estaduais da Bahia iniciam o recesso junino no dia 21 de junho. A pausa faz parte do calendário escolar e segue até 4 de julho. Durante este período, a área administrativa das escolas estará funcionando normalmente, exceto nos feriados e dias facultativos. As aulas serão retomadas no dia 5 de julho.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Novos coordenadores pedagógicos se afinam com a política pública educacional

Foto: SEC
Acolher os novos coordenadores pedagógicos e apresentar-lhes as políticas educacionais em curso na Rede Estadual e os instrumentos para a gestão educacional. Estes são os objetivos do seminário de Formação de Coordenadores Pedagógicos, que acontece até sexta-feira (18), no Hotel Vilamar, em Salvador, e conta com a presença de Izaura Alves, Coordenadora Pedagógica da Educação Básica da Direc02.

Durante a abertura do evento, o Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltou a importância das políticas públicas para o fortalecimento da escola e do direito de aprender.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Índios realizam Fórum Estadual de Educação Indígena

A técnica Fabrícia Mota representou a Direc02 na abertura do Fórum


A Direc02 não tem representatividade de etnias indígenas nos municípios sob sua jurisdição.

Mais uma vez a Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02 marca sua presença e presta apoio logístico ao Fórum Estadual de Educação Indígena que acontece hoje (16/06) e amanhã na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Há cerca de um mês ações e demandas da educação escolar indígena foram discutidas, também na UEFS, por representantes de etnias indígenas no Estado.

Nos dois dias do Fórum será discutido o parecer sobre a estadualização das escolas indígenas na Bahia, os critérios de implantação dos cursos para indígenas em universidades e o acesso e permanência de estudantes indígenas em universidades. Também em pauta, propostas de estratégias para a votação do Projeto da categoria professor indígena e o Projeto de bolsa estudantil de nível superior que estão paralisados na Assembléia Legislativa da Bahia.

Atualmente existem 14 diferentes etnias em 87 comunidades indígenas em várias regiões da Bahia, segundo o secretário do Fórum, o índio Agnaldo Pataxó, da tribo Pataxó Hã Hã Hane, do município de Pau Brasil, região sul do estado.

Ao som de maracás, os participantes dançam e cantam o "Toré" símbolo da resistência dos índios do Nordeste

Escola Maria Quitéria escolhe finalistas do FACE e TAL



Fotos da escolha dos alunos finalistas dos projetos Tempos de Artes Literárias e do Festival Anual de Canção Estudantil, da Escola Maria Quitéria, em Feira.

DIRECionando...Escola que Faz

O Colégio Estadual Teotônio Vilela realizará entre os dias 17 e 18 de junho deste, o Projeto "Mãe África: Valorizando a Cultura Africana na Formação da Diversidade Brasileira; Juntos na Torcida pelo Brasil e no Respeito às Diferenças".

ENEM 2010: inscrições entre 21 de junho e 9 de julho


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ocorrem entre os dias 21 de junho e 9 de julho. A data das provas foi confirmada para 6 e 7 de novembro. A elaboração da prova será feita por consórcio entre o Cespe e o Cesgranrio, como foi feito no ano passado, em caráter de urgência, após o vazamento da primeira prova, elaborada pelo consórcio Connasel. A nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para ingressar em universidades públicas e particulares. A expectativa é de que a edição deste ano tenha 6 milhões de estudantes inscritos. O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre inglês e espanhol. No primeiro dia, os alunos vão fazer provas de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação. A taxa de inscrição é de R$35,00.

terça-feira, 15 de junho de 2010

DIRECionando...DICAS: catálogo de vídeos para escolas

Documentários e reportagens especiais sobre cidadania, direitos humanos e história política brasileira podem ser baixados gratuitamente no portal da TV Câmara

A TV Câmara passou a disponibilizar em seu site, com melhor qualidade de som e imagem, catálogo com mais de 150 vídeos educativos para download gratuito. Estão disponíveis documentários e reportagens especiais da TV Câmara, que abordam assuntos como cidadania, direitos humanos e história política brasileira.

Versões impressas do catálogo serão enviadas pela Comissão de Educação e Cultura para escolas de todo o país, com o objetivo de oferecer material de apoio para aulas de história e outras disciplinas.

Entre os produtos já disponíveis estão documentários como "Brasília: Projeto Capital", "Chico Mendes – Cartas da Floresta", "Florestan Fernandes – o Mestre", "Memória Política – Raquel de Queiroz" e "Carta Mãe" (sobre a Constituição Brasileira).

Fonte: Agência Câmara

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Concluída Formação Inicial do TOPA etapa 2010

Entre os dias 07 e 11 de junho, no transbordo central em Feira, quatro ônibus aguardavam alfabetizadores e coordenadores do Programa TOPA – Todos Pela Alfabetização, de 21 municípios sob a jurisdição da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – DIREC 02, que seguiam para a última semana da Formação Inicial do TOPA, etapa 2010.

Com seus livros e apostilas distribuídos durante os dias do curso, o ônibus era um local propício para socialização entre os participantes. Enquanto as avenidas iam se revezando durante o percurso até a Universidade Salvador – UNIFACS, local onde aconteceu o encontro, ouvia-se ora aqui, ora ali, por entre os corredores do veículo, os assuntos abordados no curso. Funcionamento e princípios do TOPA, diversidade racial e cultural, o método Paulo Freire e planejamento,foram alguns deles, que mesclavam com as novidades surgidas durante a convivência do grupo no mesmo hotel - para àqueles de outros municípios.

Na sexta-feira, dia um tanto chuvoso, ao retornar ao transbordo central, enquanto um vento frio insistia em invadir as janelas do ônibus, a certeza comum entre seus ocupantes: o desafio a partir dali, de ser mediadores do processo de domínio da escrita, leitura e oralidade, como instrumento para a inclusão social dos seus alfabetizandos.


Abertura
Diante dos olhares atentos dos participantes e da equipe de professores instrutores, o evento de abertura para os trabalhos da semana contou com a presença da supervisora regional do TOPA, Valdeci Mamona Passos, da pró-reitora Maria Helena da Rocha Besnosik, de Irani Menezes e demais representantes da pró-reitora de Extensão da Universidade de Feira de Santana –UEFS, instituição local incumbida pelos projetos pedagógicos, dos planos de capacitação e de acompanhamento do TOPA.

O momento lúdico cultural ficou a cargo da jovem Mitsuyana , professora de dança do ventre em várias instituições da cidade.

Momentos da Formação Inicial do TOPA Etapa 2010

Última semana Fotos: Zezé Esteves

MEC presente na Formação

“Ser analfabeto significa ser privado do acesso aos bens culturais, das possibilidades de superação da pobreza e da participação efetiva na sociedade”, enfatizou Hilda Mendes Nascimento, consultora do Ministério da Educação – MEC, que visitou as turmas durante o curso. Seu papel, segundo Hilda, é o de prestar apoio técnico, fornecer informações e esclarecimentos às Secretarias da Educação do Estado e Municípios, às Diretorias Regionais de Educação – Direcs e aos gestores do TOPA.

domingo, 13 de junho de 2010

Formatura da primeira turma do programa Aluno Monitor

Acontece no dia 16 de junho, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), das 8h às 12h, a formatura da primeira turma do Aluno Monitor, programa de formação para estudantes da rede pública de ensino. São 348 estudantes formandos, numa iniciativa da Secretaria da Educação, por meio do IAT, em parceria com a Microsoft.

Os formandos passaram pelas seis fases do projeto: primeiros passos; conhecendo o computador; sistemas operacionais; redes; manutenção de microcomputadores e softwares de produtividade. Tudo isso, via Internet e/ou CD-ROM.

Aluno Monitor - é um projeto de capacitação para estudantes do ensino fundamental e médio, para proporcionar uma formação de qualidade e um crescimento gradual na área de tecnologias da informação. O objetivo é promover a formação em conceitos básicos de tecnologia, em gerenciamento de laboratório de informática das escolas e a multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos.
Fonte: SEC

sábado, 12 de junho de 2010

Para o MEC, currículo mais atraente pode combater a evasão escolar

Carlos Artexes: objetivo é aumentar a participação dos alunos.

Programa do Ministério destina recursos a escolas que apresentarem projetos inovadores que tornem o ensino médio mais atraente.

Combater a evasão escolar é o principal desafio do Programa Ensino Médio Inovador do Ministério da Educação, segundo afirmou em audiência na Câmara Federal o diretor de orientações curriculares para a Educação Básica do MEC, Carlos Artexes. O programa tem o objetivo de tornar o currículo do ensino médio mais atraente para os jovens, incluindo disciplinas optativas e aulas práticas. A iniciativa já foi adotada por 357 escolas públicas, de 17 estados e do Distrito Federal. Saiba Mais...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

UFBA abre inscrições para processo seletivo do Programa de Formação de Professores

A Universidade Federal da Bahia abre inscrição, de 29 de junho a 07 dejulho de 2010, para processo seletivo do Programa de Formação de Professores da Educação Básica, destinado a professores pré-selecionados pela Plataforma Paulo Freire. A iniciativa integra o Plano Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação - MEC.

No total, 800 candidatos estão aptos para efetivar a inscrição, quecontempla as seguintes áreas: Matemática, Química, Língua Portuguesa,História, Geografia, Física, Ciências Biológicas e Pedagogia. As provas serão realizadas no dia 18 de julho de 2010 e o resultado divulgado odia 30 de julho de 2010. As aulas iniciam no dia 11 de agosto de 2010. Mais informações: http://www.licenciaturasespeciais.ufba.br/.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases Educacionais - LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Na Bahia, o novo Programa de Formação dos Professores é uma ação do MEC e da Secretaria da Educação-SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira/IAT. A previsão é que a iniciativa, que visa oferecer licenciatura a 331,4 mil professores, oferta 60 mil vagas até 2011. O programa atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime REDA. Acesse: http://freire.mec.gov.br/index/principal/

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Câmara aprova exames oftalmológico e auditivo no ensino fundamental

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, aprovou nessa terça-feira (07) a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública.

O texto aprovado é o substitutivo ao Projeto de Lei 1695/07. Como tramita em caráter conclusivo, o projeto seguirá para o Senado, caso não haja recurso para ser votado pelo Plenário da Câmara.Leia Mais...

Abertas inscrições para o projeto Leituração-Ano III

Estão abertas até o dia 15 de junho de 2010, as inscrições para o projeto Leituração Ano III. A iniciativa da Secretaria Estadual da Educação,através do Instituto Anísio Teixeira-IAT, integra o programa de Valorização do Livro e da Leitura. O objetivo é apoiar e fortalecer o processo de fomento à leitura dos alunos da rede pública do Estado da Bahia e da comunidade escolar.

A ação conta com a parceria da Fundação Pedro Calmon/SECULT. São oferecidas 300 vagas para professores da Rede Pública Estadual e 200 para a Rede Municipal, divididas em 50 vagas/turma para os seguintes municípios: Alagoinhas, Ilhéus, Ituberá, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeirado Pombal, Piritiba, Santo Antonio de Jesus, Santo Amaro e Vitória da Conquista. O curso é presencial, com 120h de atividades, previsto para o período entre 01 de julho a 01 de novembro de 2010. A divulgação do resultado das inscrições está prevista para o dia 18 de junho de 2010.

O Leituração tem como proposta a formação de professores, bibliotecários,ou responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura, para a realizaçãode oficinas com os alunos das escolas, criando o "diálogo" com a leitura de forma lúdica. De acordo com Tiago Medeiros, coordenador da diretoria de Formação e Experimentação Educacional - DIRFE/IAT, a ideia é buscar um novo caminho para a aprendizagem, através de atividades diversas que desenvolvam a imaginação, resgatando as experiências do cotidiano eextraindo da leitura novas formas de pensar e agir criticamente frente à sociedade.
Fonte: SEC

quarta-feira, 9 de junho de 2010

UFBA oferece 400 vagas residuais

Foto: Google
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu inscrições para o preenchimento das 400 vagas residuais remanescentes disponíveis dos alunos que, por qualquer motivo, abandonaram as aulas. Os interessados terão 44 cursos diferentes para escolher e todos já para o 2º semestre deste ano. Estão aptos a concorrer os estudantes da própria instituição que queiram mudar de profissão, ex-alunos que não concluíram e desejam retornar para concluir, discentes de outros centros de ensino superior que queiram se transferir e ainda os já diplomados em qualquer graduação. O candidato aprovado já ingressa no 3º semestre da grade curricular do curso escolhido. Os concorrentes terão até o dia 13 de junho para se inscrever, e as provas serão no dia 27 de junho. Maiores informações clique aqui.

DIRECionando...Escola que Faz

O Instituto de Educação Gastão Guimarães realizará entre os dias 10 e 11 de junho deste, sua "3ª Mostra de Saúde e Meio Ambiente-Semiárido: Riquezas e Desafios".
Oficinas, palestras e atividades culturais farão parte da programação. O evento acontecerá durante os três turnos no próprio Colégio, onde serão montados vários stands.

Aberta chamada pública para submissão de artigos

O Instituto Anísio Teixeira torna público aos interessados os prazos eprocedimentos para submissão e seleção de artigos científicos para publicação na Revista Eletrônica CADERNOS IAT (ISSN 1982-8500). Fica aberto de 01 a 18 de junho de 2010 o período de submissão de artigos a serem examinados e selecionados para publicação.

Os CADERNOS IAT, periódico em formato eletrônico, se incorporam ao esforço de divulgação, iniciado em 1988 em formato impresso e que teve interrompido a sua publicação em dezembro de 1990, reeditá-lo, portanto,responde à preocupação básica de ampliar a disseminação do conhecimentode interesse para a educação. CADERNOS IAT é uma publicação semestral do Instituto Anísio Teixeira e tem como finalidade divulgar estudos,pesquisas, ensaios, resenhas, comunicações breves e outros tipos de estudos na área da Educação. Saiba Mais...

terça-feira, 8 de junho de 2010

DIRECionando...Palestra de Matemática

As Editoras Ática e Scipione convidam aos profissionais da Educação e interessados, para a palestra "Tudo é Matemática" com o autor Professor DANTE.

Data: 10/06/10
Local: Espaço Kilograma (Restaurante Kilogrill)
Endereço: Rua Castro Alves, Kalilândia
Horário: 19:00 às 21:00

CAE aprova 14º salário para professores

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) o projeto que cria o 14º salário para profissionais de educação básica da rede pública de ensino. A proposta autoriza a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a concederem a bonificação anual aos profissionais que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou outro indicador que o suceda, em 50%. O texto ainda será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais e depois encaminhado para a Câmara dos Deputados. (Informações do Terra).

14º salário de professores de rede pública poderá ser votado pela CAE

Em reunião nesta terça-feira (8), com início às 10h no Senado Federal, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá analisar o projeto de lei que cria o décimo-quarto salário dos profissionais de educação básica da rede pública (PLS 319/08). Do senador Cristovam Buarque, a proposta ainda será votada em decisão terminativa pela Comissão Federal de Assuntos Sociais (CAS).

O décimo-quarto salário seria vinculado à melhora dos resultados escolares. O texto autoriza a União, Distrito Federal, estados e municípios a conceder a bonificação anual aos profissionais da educação básica, lotados e em exercício nas escolas públicas de suas respectivas redes de ensino que elevarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ou outro indicador que o suceda, em 50% ou obtiverem o respectivo índice mínimo de 6.

DIRECionando...16ª videoconferência da série Diálogos com a Filosofia

Ética e Filosofia é o tema da 16ª videoconferência da série Diálogos com a Filosofia Ano IV, que será realizada no próximo dia 10/6, de 8h30 às 12h, no Laboratório de Educação a Distância do Instituto Anísio Teixeira- LED/IAT, e transmitida para a telesala na sede da Direc02 e demais auditórios da rede de educação.

O evento terá como conferencista o prof. Dr. Luciano Costa Santos, da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, especialista em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes áreas:Fenomenologia; Ética da Alteridade; Filosofia da Religião; Filosofia e Literatura Brasileira.

A série, que teve início em 2007, é voltada para os professores que lecionam filosofia na rede estadual de educação e objetiva contribuir para a compreensão dessas disciplinas como componentes curriculares fundamentais na formação dos jovens e adultos no ensino médio. A iniciativa é promovida pela Secretaria Estadual da Educação, através do IAT, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica-SUDEB e com a Universidade Federal da Bahia - UFBA, através do Programa de Educação Tutorial - PET FILOSOFIA 2010 (MEC/ SESu/ DEPEM).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

I Encontro Baiano de Coordenadores de Polo da UAB

Ampliar o acesso à educação superior pública e de qualidade é uma das premissas da Secretaria Estadual de Educação-SEC, e é neste sentido que, o Instituto Anísio Teixeira-IAT realiza I Encontro Baiano deCoordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil-UAB, que acontece no IAT, no dia 10 de junho às 9h. O encontro tem como objetivo promover um diálogo entre a Secretaria Estadual de Educação e os coordenadores de Polo das Universidades Abertas Estadual e Municipais, além de discutir questões da UAB no âmbito da Bahia.
UAB - A Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo Governo Federal em 2005, com o objetivo de expandir e interiorizar o ensino superior público, gratuito e de qualidade, através da parceria com as universidades públicas em todo o Brasil, na modalidade a distância. Na Bahia, temos hoje 30 polos municipais de apoio presencial (sob responsabilidade das prefeituras baianas) e 26 polos estaduais (sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação, geridos pelo IAT).
A UAB oferta na Bahia cursos de formação inicial para professores das redes públicas - as licenciaturas exigidas pela Lei de Diretrizes eBases de 1996 -, além de vagas para a demanda social. "Fazem parte da UAB ainda inúmeros cursos de formação continuada para docentes. A previsão de vagas para professores, na Bahia, é de 21 mil através doPlano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica",complementa Norma Gonzaga, diretora de Educação a Distancia e Tecnologias Educacionais-DIRED/IAT.

domingo, 6 de junho de 2010

Professora fala da participação do Colégio Imaculada Conceição em projeto americano

Escola de Feira participa de projeto americano

A jovem estudante Hannah Valentine, que reside em Endwell, pequena cidade situada em New York, USA, sensibilizada com o massacre ocorrido em 2009 na pacata cidade de Binghamton também no interior deste estado, desenvolve um projeto que veio beneficiar a nossa Comunidade Escolar.

No dia 03 de abril de 2009, na Associação Cívica Americana, no Centro de Binghamton, 220 km de New York, vários imigrantes participavam de aulas de adaptação à língua inglesa, quando foram surpreendidos pelo vietnamita Jiverly Woong que assassinou violentamente 13 pessoas e feriu outras, todas de nacionalidades diferentes. Entre as vítimas, estava o pernambucano Almir Olímpio Alves, 43 anos, doutor em matemática, professor da UEPE, casado com a Profª Márcia Pereira Lins Alves que reside em Nazaré da Mata, Pernambuco. Menino humilde que ,convivendo com as dificuldades reais do Nordeste, bravamente destacou-se sendo o único filho a conseguir o Curso Superior.

Fazendo a Pós-graduação em Recife, em seguida buscando vôos mais altos, resolveu deixar família, licenciando-se do trabalho, cursava o Pós-doutorado na faculdade em Binghamton e sendo apoiado diretamente por amigos brasileiros que lá residem. Após o crime, a população daquela pequena cidade conheceu melhor a história daquele brasileiro que ali vivia. Todos ficaram comovidos.

Com o objetivo de criar um intercâmbio entre estudantes da localidade e outros da cidade natal de Almir, a jovem Hannah Vanlentine buscou ajuda no departamento de matemática da faculdade de Binghamton. No início do projeto, a esposa do professor Almir foi convidada para participar, mas por problemas pessoais, não foi possível. Ana Cristina Salviano, amiga pessoal de Almir e também estudante na mesma faculdade, resolveu buscar uma escola aqui no nordeste e, por seu intermédio, fui convidada a participar.

O Colégio Imaculada Conceição fica situado no bairro da Conceição.Os nossos estudantes conhecem as dificuldades da Comunidade, que tem um índice alto de evasão, repetência e seriam ideais para participar do projeto.Pais e alunos receberam bem a proposta e nas férias de Dezembro de 2009 ,recebemos 251 cartas de alunos das 3ª, 4ª, e 5ª séries do Homer Brink Elementary School. Eles falavam de suas preferências, gostos, suas vidas pessoais e se sentiam curiosos para saber como vivem nossos jovens.

As cartas foram distribuídas de 5ª à 8ª série, os alunos traduziram-nas nas aulas de inglês e escreveram cartas, uns trechos em inglês, onde se identificaram e em português tiveram a oportunidade também de falar sobre suas vidas, desenharam e mandaram fotos. E foram enviados juntamente com as respostas, dois vídeos com as atividades desenvolvidas na escola em 2008 e 2009 (festas juninas, folclore, Dia das mães, projeto da chita, etc). Esta remessa foi feita em abril e colaboradores brasileiros que vivem lá enviaram o dinheiro da postagem.As cartas foram recebidas e estão sendo traduzidas por Ana Cristina Salviano, que intermediou todo o projeto.

Foram arrecadadas doações da Faculdade de Binghamton, em todos os departamentos, mas principalmente no de Matemática que, ao saber que se tratava de um Projeto em Memória do Colega Almir Alves, participaram com prontidão. Foram enviadas várias caixas para o Colégio Imaculada Conceição no final de maio e está sendo organizada a entrega destes brindes, será também sorteado um brinde por turma.

Infelizmente não haverá continuidade, outras cartas não virão, mas fica a certeza de que tudo pode ser realizado quando há vontade, solidariedade, amizade. Agradeço a todos que participaram, diretamente e indiretamente: à Hannah, jovem decidida, batalhadora; a todos brasileiros e americanos que vivem lá e colaboraram; aos alunos que participaram com tanto carinho e aos colegas que me ajudaram.

Rita de Cássia Freitas Pimenta de Araujo.
Feira de Santana, 05/06/10

Confira a última lista de homologados das vagas remanescentes do curso Africanidades e Educação

Acesse AQUI a última lista de homologados das vagas remanescentes do curso Africanidades e Educação. A formação, que tem a carga total de 180h, objetiva qualificar profissionais da rede pública de Educação para a implementação das diretrizes nacionais no ensino da História da África e da Cultura Afrobrasileira. São 1305 vagas, sendo 435 para a rede municipal e 870 para a estadual.

Confira abaixo as demais relações de homologados:

Lista de homologados - Rede Estadual
Lista de homologados - Rede Municipal
Lista complementar 1 - (vagas remanescentes)
Lista complementar 2 - (vagas remanescentes)
Lista complementar 3 - (vagas remanescentes)
Lista de homologados - relação dos candidatos inscritos entre os dias 7 a 10/5

sábado, 5 de junho de 2010

Alunos do Imaculada Conceição fazem intercâmbio de correspondências com alunos dos Estados Unidos


A Direc02 parabeniza ao diretor Cristiano Santos, a professora Rita Pimenta, e toda a equipe do Colégio Estadual Imaculada Conceição pela iniciativa.

O Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizada no bairro da Conceição I, em Feira, mais uma vez inova. Depois do sucesso do projeto Chita, a escola tem feito um trabalho de intercâmbio de correspondências entre alunos do Fundamental II com a Escola Homer Brink School, localizada em Endwell, nos Estados Unidos. O projeto tem como responsáveis as professoras Rita Pimenta (no Brasil) e Hannah Valentine (EUA).

Segundo o diretor, professor Cristiano Santos, o projeto visa a troca de correspondências entre alunos que escrevem em seu próprio idioma e traduzem as cartas enviadas por colegas dos Estados Unidos. "No momento recebemos e respondemos cerca de 250 cartas", enfatiza o diretor.

Brindes como jogos, bolas, cadernos e outros, foram enviados pela comunidade no entorno da Homer Brink School. Estes brindes serão separados nesta segunda (07) para distribuição entre os alunos que participaram do envio das correspondências. O diretor informa também que esta ação entre as escolas, por duas vezes se tornou notícia nos Estados Unidos.
PROFESSOR REPÓRTER:
Cristiano Santos - Diretor do Colégio Estadual Imaculada Conceição

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Secretaria da Educação capacita gestores da rede estadual


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai formar os gestores de todas as escolas da rede estadual, por meio do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão). Serão atendidos cerca de 8 mil profissionais, uma média de cinco representantes por escola (diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico, secretário e integrante do colegiado escolar). As inscrições acontecem de 7 a 11 de junho e podem ser realizadas no site www.educacao.ba.gov.br.

“O objetivo do programa é melhorar a gestão das nossas escolas e garantir aos nossos estudantes o direito de aprender”, afirma o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. A capacitação acontece durante 10 meses, com encontros regionais entre os gestores das escolas estaduais e aulas pelo sistema de educação a distância.

Durante o curso, os gestores discutem a construção coletiva do projeto pedagógico da escola e da convivência democrática, gerência dos recursos financeiros e do espaço físico, desenvolvimento da gestão e avaliação do desempenho institucional.Vale destacar que o Progestão capacitou, em 2008, 5 mil gestores das redes municipais de ensino do Estado. O Programa é voltado para promover a formação continuada destes profissionais, estimulando a gestão democrática da rede pública de ensino.
Fonte:SEC

Já começou o Censo Escolar 2010


Marize Lima é a técnica responsável pelo Censo Escolar na Direc02.

Todas as escolas das redes públicas federal, estadual e municipal e rede privada tem até o dia 31 de agosto para postar as informações nos sistemas do Censo Escolar 2010, que teve início no último 26 de maio, em todo o território nacional. “As informações divulgadas pelo Censo Escolar, como número de alunos, professores e cadastro atualizado das escolas, constituem uma base para a formulação de políticas públicas e definição de recursos destinados à merenda e ao transporte escolar”, explica o coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho.

As escolas da rede estadual devem inserir as informações no Sistema de Gestão Escolar (SGE), disponível no site da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Já as escolas das redes federal, municipal e privada devem utilizar o Educacenso.

O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Os dados informados ao Censo são referência para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a escolas, municípios e estados. Esta base de dados também informa o número de alunos do Ensino Médio que estão aptos para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
(Com informações da SEC)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Premiação da Olimpíada de Matemática (VI): nosso Ouro

Desde 2005 quando participou da Olimpíada pela primeira vez e recebeu uma menção honrosa, Gesnner Damasceno disse ter aumentado o prazer e o desafio de lidar com os números. Desde então vem colecionando títulos. Na edição de 2006 ganhou medalha de prata, em 2007 medalha de bronze, 2008 recebeu mais uma menção honrosa. “Faltava a medalha de ouro que felizmente hoje estou recebendo pela vitória em 2009”.

Único contemplado da Direc 02 com ouro, Gesnner hoje já não é mais aluno do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, do município feirense. Despediu-se o ano passado para fazer parte do grupo dos mais novos acadêmicos da Universidade Federal da Bahia-UBFA, onde é graduando em Engenharia Mecânica.
Texto e foto: Maria José Esteves

Premiação da Olimpíada de Matemática (V): o evento

Texto e fotos: Maria José Esteves
O Anfiteatro do Módulo II da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS estava lotado para a solenidade de premiação dos 146 alunos vencedores da 5a. edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP 2009. A Bahia está dividida em dez regiões. O evento reuniu contemplados da regiào BA02, que engloba 58 municípios pertencentes às Direc's de Feira de Santana, Serrinha e Itaberaba.


O diretor da Direc02, Eutímio Almeida, foi representado pela técnica Fabrícia Mota (à direita na foto ao lado) que compôs a mesa com a Coordenadora Regional da OBMEP, Arly Mary Carvalho, Evandro Nascimento, representante do reitor da UEFS,José Carlos Barreto dentre outras autoridades.



Na oportunidade. a coordenadora Arly Mary ressaltou que em 2009, 19,2 milhões de estudantes da 4ª. à 8ª. série do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio participaram da competição. Eles representaram escolas de 99% dos municípios brasileiros. Em Feira, destaque para o Centro Integrado Assis Chateaubrian, um colégio estadual que já recebeu prêmios por quatros anos seguidos, pelo maior número de medalhistas na BA02.

Premiação da Olimpíada de Matemática (IV): os "atletas do raciocínio"

Texto e fotos: Maria José Esteves
Os "atletas do racicínio" grandes campeões da região BA02 .


No evento, além de homenagear os professores envolvidos na Olimpíada, foram entregues aos alunos participantes, 02 medalhas de ouro, 02 de prata, 06 de bronze e 136 certificados de menção honrosa.

Na foto acima, medalha de ouro para Gabriel César Fontes (de amarelo), aluno do Centro Educacional Euclidense, do município de Euclides da Cunha (Direc12).

Medalha de ouro para Gesnner Araújo Damasceno (de branco), aluno do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, do município de Feira de Santana (Direc02).

Medalhas de prata para os gêmeos Felipe e Lucas Araújo Cedrim (de preto), alunos do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, também de Feira deSantana (Direc02).


Fabrícia Mota, representante da Direc02 no evento, ao lado dos grandes vencedores da Regional.

Premiação da Olimpíada de Matemática (III): visão do professor

Texto e foto: Maria José Esteves
"Durante várias décadas e até os dias atuais se ouvia por toda parte, de pais e alunos, que Matemática não se estuda. A Olimpíada Brasileira de Matemática vem de forma relevante contribuído para mudar esse conceito, uma vez que tem estimulado alunos ao estudo da disciplina. A aprovação para a 2a. fase é muito festejada entre os participantes e quando um aluno é convidado para a cerimônia nacional de premiação da OBMEP, os demais alunos ficam esperando confiantes que no próximo ano eles poderão também chegar lá. Enfim, a Olimpíada de Matemática é hoje um marco na vida do alunado da rede pública do Brasil."

Edmária Mota Brito Santos
Edmária é Prof.de Matemática e vice-diretora da Escola de 1o. Grau Dr.Gamaliel, de Feira de Santana, que teve a aluna Emille Jordão Cordeiro premiada no evento com Certificado de Menção Honrosa.