quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Colégio Estadual João Campos anuncia sua II Semana de Saúde

O Colégio Estadual João Campos realizará entre os dias 05 e 08 de outubro deste, a sua II Semana de Saúde - Modos de Vida Saudáveis. Na programação, dinâmicas, palestras, mesa redonda e debates com a participação de profissionais ligados a área de saúde.

O evento acontecerá entre às 7h30 e 12:00 e de 19:00 às 22:00 horas e visa propiciar ao seu corpo discente e docente, bem como a comunidade em geral, reflexões em torno da necessidade de atitudes e hábitos que garantam a qualidade de vida, observando os aspectos tríplices da saúde: o físico, o psicológico e o social.

O Colégio Estadual João Campos está localizado no município baiano de Riachão do Jacuípe e é uma das 156 unidades escolares sob a jurisdição da DIREC 02.

Rede pública recebe 22 máquinas de escrever em braile

Estudantes com deficiência visual matriculados na rede estadual de ensino serão beneficiados com 22 máquinas de escrever em braile. A aquisição foi feita por meio do Ministério da Educação (MEC), que comprou os equipamentos da instituição americana Perkins: School for the Blind, especializada na educação e inclusão de pessoas com deficiência visual. Em Salvador, três instituições serão contempladas com os equipamentos. São elas: os colégios estaduais Eraldo Tinoco, em Sete de Abril, e o Carneiro Ribeiro, na Soledade, além da Universidade do Estado da Bahia, que já conta com alguns equipamentos, como lupas e jogos para montar salas multifuncionais. De acordo com o coordenador de educação especial da Secretaria Estadual da Educação (SEC), João Prazeres, até o fim do ano, serão implantadas outras 432 salas multifuncionais em todo o Estado. (A Tarde)

Exame de certificação recebe inscrições até o dia 10 de outubro

Foram prorrogadas para 10 de outubro as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade curricular apropriada. Para obter a certificação, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.
Saiba mais...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escolhidos os três melhores vídeos do Projeto IdentificAção II

Primeiros colocados
Palestrante ladeado pela Coordenadora da Ceas e repres.de Direcs

O vídeo campeão do Projeto IdentificAção II foi conhecido pelos representantes da Secretaria Estadual da Educação, das Direc`s, professores orientadores, estudantes finalistas das etapas regionais e convidados, no último dia 20 de setembro, data início do evento de culminância do projeto que aconteceu durante três dias em Salvador. O técnico Mario Leal foi o representante da Direc 02 no encontro.

O vídeo do Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, do município baiano de Fátima, pertencente à Direc 11 de Ribeira do Pombal foi o grande campeão, ficando o segundo lugar para a Escola Família Agrícola do Riacho do Jacuípe, município pertencente à Direc 26 de Bom Jesus da Lapa. O terceiro colocado foi o vídeo do Colégio Estadual Valmiro Oliveira Gomes, da cidade de Jitaúna, pertencente à Direc 13 de Jequié .

Fez parte da programação visitas à Reserva Sapiranga e ao Castelo Garcia D`Ávila - ambos em Praia do Forte-Bahia - apresentações culturais, musical do grupo Canto In Verso, exibições de curtas e longa metragem com temáticas socioambientais e mostra dos vídeos dos participantes do projeto. Na oportunidade, o Prof. Dr.Emerson Salles, coordenador do Programa UFBA Ecológica proferiu a palestra “O Papel das Escolas frente às Mudanças Climáticas”.

O Projeto

Sob o tema “Que ambiente nós temos? Que ambiente nós queremos ter?”, a ação tem como objetivo estimular a discussão sobre questões ambientais e uma reflexão sobre pequenas atitudes que podem trazer grandes resultados para a manutenção de um ambiente saudável.

Téc. Mário Leal e repres. do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, da Direc 02
Participantes visitam a Fundação e o Castelo Garcia D`Ávila

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escolas devem retificar informações do Censo Escolar

Começou no último dia 22 de setembro a segunda etapa do Censo Escolar em todo o país. Na Bahia, as escolas das redes federal, particular e municipais devem retificar as informações postadas no Sistema Educacenso/Inep. Já as escolas da rede estadual precisam verificar apenas os dados sobre o cadastro dos alunos no Sistema de Gestão Escolar, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As outras informações estão sendo corrigidas pela própria Secretaria no Educacenso.
 
O coordenador do Censo na Bahia, Marcos Pinho, chama a atenção das escolas estaduais para a duplicidade de matrícula dos estudantes e dados pessoais incorretos. “O Ministério da Educação vai se basear na Portaria 201, de 6 julho de 2010, para publicar o Censo. Esta Portaria determina critérios para analisar, por exemplo, os alunos que estão matriculados em duas escolas”, explica.
 
O período de retificação vai até 22 de outubro, quando as informações são enviadas de forma definitiva para o Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O resultado do Censo Escolar deve ser publicado até o final do ano para, em seguida, serem repassadas as verbas para as escolas.
Fonte: Site SEC

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Programa Trilha SEC / Projovem Urbano: Profissionais tem até 05 de outubro para inscrição

Termina dia 05 de outubro o prazo de inscrição para seleção de profissionais do Programa Trilha SEC / Projovem Urbano  -  Direc 02 tem seis vagas

Até o próximo dia 05 de outubro estão abertas as inscrições para a Seleção Pública de profissionais para atuarem nos cargos de Monitor Sênior e Monitor Júnior em municípios beneficiários do Programa Trilha SEC / ProJovem Urbano, instituído pelo Governo Federal e implementado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação deste Estado (SEC), em Convênio com a Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social - FAPES.

No total estão sendo oferecidas 36 (trinta e seis) vagas para o cargo de Monitor Sênior e 63 (sessenta e três) vagas para Monitor Júnior, através de Regime Celetista, com experiência comprovada.

Vagas na Direc 02
Amélia Rodrigues - Metalmecânica (01 vaga para Monitor Sênior e 01 para Monitor Júnior)
Ipirá - Telemática (Idem)
Santa Bárbara  - Agroextrativismo (Idem)

Os profissionais interessados devem enviar Currículo Vitae com documentos comprobatórios exclusivamente via Internet, através do e-mail processoseletivo@fapes.org.br.
Acesse antes aqui o Edital para  maiores informações.

sábado, 25 de setembro de 2010

Não ao analfabetismo matemático

A matemática, na maioria das vezes, é a matéria menos apreciada pelos alunos. Na escola, ensinam a futuros professores a detestar a matemática; depois, esses professores voltam à escola para ensinar a disciplina e a depender do seu desempenho, a outra geração a detestá-la.

O matemático e educador espanhol Claudi Alsina, discutindo a possibilidade de felicidade durante as aulas de matemática, diz que “nós, educadores matemáticos, deveríamos abandonar os termos sacrifício e caridade, e recuperar para o nosso ofício a paixão, a razão e o prazer”.

Na escola básica, o objetivo da matemática é decorar fórmulas, números e tabuada, os resultados matemáticos têm que ser sempre únicos e definitivos. A matemática tem que ser percebida como um objeto sobre o qual se pode atuar, inventar, mudar. A matemática escolar deveria ser um instrumento para tornar a matemática acessível a um número crescente de pessoas.Contudo, em nosso cotidiano é denunciado cada vez mais e por meio das mais diferentes formas o analfabetismo matemático. Leia mais...

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

I Jornada Literária do Colégio Ernesto Carneiro Ribeiro‏




Com o intuito de incentivar o aluno a valorizar a Literatura, tanto como expressão artística, e como parte da cultura de um povo, despertando o gosto pela leitura, a profª Cleide Avelina do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro‏ promoveu com seus alunos do 2º ano A e B vespertino, a I Jornada Literária. Estão sendo apresentadas entre os dias 22 e 24 deste, coreografias, dramatizações, apresentações de obras literárias, sarau, contação de histórias, paródias, além de várias apresentações especiais dos alunos que surpreendem com seus talentos artísticos.

Nesta sexta- feira, dia 22, a partir das 16 horas acontecerão as apresentações da literatura infantil.

PROFESSOR REPÓRTER

Wanderléa Bastos
Professora e articuladora do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro‏

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Zona rural de Rafael Jambeiro ganha sede de escola estadual


O Secretário Estadual de Educação Osvaldo Barreto inaugurou nesta quinta-feira (23), a Escola Estadual Santo Antônio do Argoim, na zona rural da cidade de Rafael Jambeiro, em solenidade que contou com a presença da secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, dos representantes da Direc02, o diretor Eutímio Almeida e o Coordenador de Organização e Atendimento da Rede Escolar, Beldes Ramos, autoridades locais e estudantes.

Com recursos do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a unidade possui toda infraestrutura administrativa e pedagógica para atender 720 jovens da região. A escola que antes funcionava no prédio de uma escola municipal, agora possui sede própria com seis salas de aula, sala de informática, sala de leitura, rampas de acessibilidade e área de socialização. Esta é uma das 59 unidades entregues na zona rural no Estado.

“É importante uma estrutura bonita, mas sem o aprendizado nada adianta. A prioridade é a qualidade de ensino”, disse o Secretário em seu pronunciamento.

A Escola Estadual Santo Antônio do Argoim vai funcionar nos três turnos. Pela manhã e pela tarde será oferecido o ensino regular, do primeiro ao terceiro ano; à noite, a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Seu quadro docente contará com dez professores. “Nós vamos nos comprometer diante de todos a zelar e amar este patrimônio” ressaltou Tânia Maria Cunha Figueiredo, diretora da unidade.

Alunos e professor falam sobre a nova sede

Foto: Zezé Esteves
O professor Antonio Conceição (centro) ladeado por alunos do 2o.Ano

"Agora vamos ter oportunidade de aprender a usar os computadores"
Joeliane de Jesus Santos-2o.Ano

"O espaço de leitura vai favorecer na elaboração dos trabalhos"
Ana Lúcia Silva-2o.Ano

"É um grande ganho para a sociedade jambeirense principalmente para a comunidade do distrito do Argoim que sempre teve este anseio. Parabéns ao governo estadual e municipal e a Direc 02 por esta construção maravilhosa que vai beneficiar os alunos do ensino médio"
Prof. Antonio da Conceição Santos

"Com salas maiores os professores e os alunos vão interagir melhor"
Oscar da Silva Santana - 2o. Ano

"Como agente usava espaço de outra escola, já aconteceu faltar aulas porque as salas estavam ocupadas no mesmo horário por alunos do ensino fundamental. Isto agora mudou com a nova escola"
Marcos Antonio dos S.Almeida - 2o. Ano

Fanfarra campeã se apresenta na inauguração da escola

Fotos: Adenilson Nunes e Zezé Esteves

Durante a inauguração do Colégio Estadual Santo Antonio do Argoim (vide matéria acima) a apresentação da Fanfarra Municipal de Rafael Jambeiro - FAMURAJ chamou a atenção do público presente.
Criada há um ano e meio já recebeu o título de campeã no Campeonato de Bandas e Fanfarras da Bahia, que aconteceu recentemente no município de Santo Estevão.

Composta por 110 alunos da rede pública do município, a fanfarra faz parte da Equipe Musical Gabriel Alves contratada pela Prefeitura Municipal de Rafael Jambeiro e tem como regente o maestro Anderson Fernandes.

Fanfarra (do francês fanfare) é um tipo de banda musical, inicialmente composta por instrumentos de sopro de metal - ao qual foram sendo incorporados outros - com estilo marcial e para exibição pública.

Alunos do Argoim expõem obras de artes


No último dia 23 de setembro o Colégio Estadual Santo Antonio do Argoim, localizado na zona rural do município de Rafael Jambeiro, realizou um concurso de Artes Visuais Estudantis com oficinas coordenadas pelo professor Antônio Conceição. Dezesseis alunos participaram do concurso que culminou com a exposição de suas obras.

Na mesma data e local a comunidade estudantil e familiares visitaram stands de uma Feira de Ciências e receberam orientações de profissionais da área de saúde do município, de como cuidar da saúde e sobre a prevenção de doenças. O diretor da Direc-02 professor Eutìmio Almeida e o coordenador da rede, professor Beldes Ramos, marcaram presenças nos dois eventos





Direc02 se prepara para seu Encontro Político-pedagógico

A Coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica na Direc02, Izaura Alves, coordenadores pedagógicos que ingressaram na rede este ano e educadores que trabalham as medidas de Garantia do Percurso Educativo Digno nas escolas, estarão entre os dias 06 e 08 de outubro próximo, na cidade de Santo Amaro, participando de um Encontro Político-pedagógico, promovido pela Secretaria Estadual da Educação.

Os Encontros Político-pedagógicos, que, desde 2008, ajudam a acompanhar, perante as Diretorias Regionais de Educação da Bahia (Direc), o desenvolvimento das temáticas trabalhadas na Jornada Pedagógica, já estão acontecendo em municípios do interior do estado.

Em 2010, por meio destes Encontros, a Secretaria Estadual da Educação está mapeando as medidas pedagógicas que, adotadas pelas escolas, visam garantir, aos estudantes da rede, um Percurso Educativo Digno.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Secretário da Educação inaugurará Unidade Escolar da Direc02

Secretário Osvaldo Barreto em sua última visita à Direc02
A comunidade de Santo Antônio do Argoim, distrito do município de Rafael Jambeiro, a 218 quilômetros de Salvador, comemora a construção e inauguração da sede própria do Colégio Estadual Santo Antônio de Argoim, escola sob a jurisdição da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana - DIREC 02.
A unidade escolar será inaugurada pelo secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, acompanhado pelo titular da Direc02, Eutímio Almeida.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Todo dia é primavera no jardim da Direc02



No início da primavera nada mais justo do que lembrar daquele que cuida tão bem das nossas flores. Raimundo Pereira Souza, o “Seu Nane”, há 10 anos da Direc02 chega bem cedinho por volta das 6h15 e inicia seu dia se dedicando aos cuidados do jardim. Este feirense natural do distrito de Jaguara, diz que adora o que faz. Ao ser perguntado sobre o que mais gosta em seu trabalho imediatamente responde: “O que mais gosto é a hora de molhar minhas plantinhas, a hora de dar banho nelas. Parece até que ficam alegres e conversando comigo”, diz emocionado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O ato de escrever


"Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias"

Pablo Neruda

Livros didáticos 2011 poderão ser escolhidos até 4 de outubro


Educadores, gestores, dirigentes das redes de ensino estadual, municipal e federal, que oferecem alfabetização e educação de jovens e adultos no país, têm prazo até 4 de outubro para escolher livros e coleções didáticos que serão utilizados em 2011. A relação das obras está no Guia do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos do MEC. Leia Mais...

Avaliação de professores: Secretaria informa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que cerca de 90% do total de mais de 20 mil inscritos no processo de Avaliação de Desempenho de Professores fizeram a prova neste domingo, dia 19 de setembro. As provas transcorreram normalmente em seis escolas na capital e mais 34 escolas do interior, em 31 municípios sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Na capital, no Pavilhão de Aulas da Federação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), as provas não puderam ser realizadas em função do tumulto gerado por um grupo de pessoas que não se inscreveram junto ao Cespe/Universidade de Brasília, instituição responsável pelo desenvolvimento e aplicação das provas. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lamenta o ocorrido e já acionou a Secretaria de Segurança Pública para apurar o fato e identificar os responsáveis.

A Secretaria tranquiliza os professores que realizaram prova neste domingo em todo o Estado, garantindo que o processo está validado. Informa ainda aos impossibilitados de fazer a prova no PAF da Ufba que vai realizar nova prova para os mesmos, em data a ser acordada com o Cespe.

Vale destacar que o processo de avaliação foi construído com a participação das representações dos professores e os classificados terão aumento salarial de 15%. A avaliação também vai gerar subsídios para a construção de políticas públicas para melhoria da qualidade da educação no Estado.
Fonte: Site SEC

domingo, 19 de setembro de 2010

Alunos do Ernesto Carneiro disputam a final do Projeto IdentificAção II

Na fotofinal da etapa regional do IdentificAção II

O técnico Mário Leal estará em Salvador entre os dias 20 e 22 de setembro acompanhado pelos representantes da Direc02, finalistas da etapa regional do Projeto Identificação II, para o evento de culminância do projeto. As estudantes Emilly Silva e Monaliza Botelho do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro, de Feira de Santana, estarão em companhia da professora Janice Macedo.  As alunas tiveram o seu vídeo classificado em 1o. lugar em toda a Direc02, orientadas pela professora Eugenia Pedreira.

O vídeo campeão do concurso será conhecido nesta segunda-feira (20). A exibição acontecerá às 19h30, no Hotel Vilamar, em Salvador, e irá reunir os estudantes autores das 24 produções finalistas de escolas estaduais da capital e de municípios do interior do Estado que estiveram envolvidas no Projeto, iniciado no mês de junho em homenagem ao Meio Ambiente.

sábado, 18 de setembro de 2010

Como ensinar os alunos a escrever bem?

  • Estimule a leitura frequente para a turma se familiarizar com as diversas estruturas do texto;
  • Estabeleça o gênero textual a ser trabalhado: biografia, fábula, conto ou resenha, por exemplo;
  • Defina o destinatário das produções dos alunos;
  • Organize o momento da revisão, não só para procurar erros de ortografia: essa é a hora de aperfeiçoar a produção.
    Fonte: (Revista Nova Escola)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aprovada reserva de vagas para indígenas em concursos públicos

Foto: Site Funai
Nos concursos para provimento de cargos públicos poderá ser reservado aos indígenas percentual de vagas proporcional ao tamanho de sua população nos respectivos territórios. Para tanto, seriam observados os resultados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A reserva, se confirmada, terá validade de 20 anos. Projeto com esse objetivo foi aprovado no último dia 1º pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado Federal. O projeto (PLS 155/2000), que altera o Estatuto do Índio, segue para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

O projeto original estabelece reserva de 5% das vagas de concursos públicos para os indígenas. A emenda acatada ajustou o quantitativo ao tamanho da população indígena no ente federativo responsável pelo concurso e determinou o prazo de 20 anos de validade para a lei.
Fonte:Agência Senado

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Exame para certificação de EJA será em 12 de dezembro

Jovens ou adultos que não terminaram estudos no tempo certo podem participar. Inscrições vão até este 26 de setembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiu as datas para aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) este ano. O Encceja é utilizado para conceder diplomas de ensino fundamental a adultos que participaram de programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, ou adquiriram habilidades e competências ao longo da vida.

O exame também pode ser utilizado como certificação pelas Secretarias de Educação que não têm condições ou queiram economizar a infraestrutura necessária para realizar exames de certificação de alunos da EJA. A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil com no mínimo 15 anos de idade completos até a data de realização do exame e que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade correta.

Os interessados em participar do exame terão de preencher os requisitos acima e se inscrever somente pelo site do INEP a partir desta segunda-feira até as 23h59 do dia 26 de setembro.
Saiba Mais...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estudantes do Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta aprendem sobre Primeiros Socorros no Lar

No último dia 01/09, os alunos dos turnos matutino e vespertino do Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta, em Feira, assistiram a uma palestra com o bombeiro Carvalho, do Corpo de Bombeiros Comunitários e Voluntários da Região Sisaleira sobre primeiros socorros no lar e com improvisos e transporte de vítimas. Associada à palestra foi desenvolvida uma ação social para a Campanha Ganhe um Sorriso quando cada aluno participante doou 1 kg de alimento para ser distribuído nas comunidades carentes.
PROFESSOR REPÓRTER

Ana Célia Dantas Tanure
Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual Eduardo Fróes da Motta
Feira de Santana-BA

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Técnicos da Codeb reúnem seus Coordenadores Pedagógicos

Tendo como objetivo a criação de um canal entre a Direc 02 e os coordenadores pedagógicos, técnicos da Codeb agora são responsáveis em assessorar esses coordenadores - divididos em sub-grupos - buscando fortalecer, subsidiar seus trabalhos junto às unidades escolares. O primeiro encontro com essa nova formatação aconteceu na manhã dessa segunda-feira (13), no Colégio Estadual de Feira de Santana. Conduzido pela técnica Fabrícia Mota, o evento contou com as presenças da Coordenadora de Educação Básica da Direc02, Izaura Alves, dos coordenadores pedagógicos e dos demais técnicos da Direc responsáveis pelos mesmos.

"O primeiro passo foi dado. Vamos trabalhar dentro da realidade de cada escola, mas não esquecendo de que a Direc está preparada para apoiá-los no que for necessário", enfatizou Izaura.

No sentimento da turma de coordenadores, adaptação às mudanças e aos diferentes contextos encontrados nas escolas onde já estão atuando.

Festa da Cultura Popular reúne artistas em Santanópolis

No ano passado a Festa da Cultura Popular reuniu muitos grupos
O professor Ricardo Reira, articulador do evento, é diretor do Colègio Estadual de Santanópolis

Acontece nos próximos dias 18 e 19 de setembro a "Festa da Cultura Popular", em Santanópolis, município baiano à aproximadamente 50 quilômetros de Feira de Santana, saída pela da BR-116 norte. O evento tem o objetivo de promover o encontro das diversas manifestações populares de comunidades rurais do sertão, com presenças de vários grupos e artistas da região. A abertura (18/09) às 08 horas com realização de oficinas, performances poético-musicais e mesas-redondas. No final da tarde cortejo folclórico pelas ruas da cidade às 18h00.

Segundo o coordenador do evento Ricardo Reira, o evento nasceu de uma necessidade de articulação das comunidades rurais na construção de um espaço para celebrção de seus ritos, cantos, musicalidades, crenças, sabedorias ancestrais, e riquezas culturais que se perpetuam por gerações. “ Esta grande festa, que envolve diversas linguagens e saberes populares como o Lindro-Amor, Sambas de Roda, Capoeira, Versos de Sotaque, Lendas, Reisado, Cantigas de Roda, Aboios, Repentes, Bois de Roça, Quadrilha, terá, e continuará tendo, como finalidade primordial compartilhar estas riquezas culturais que estão guardadas no escrínio da alma do povo dos sertões“, ressalta Reira.

De acordo com informações da assessoria, já confirmadas as presenças das seguintes atrações: Reisado de São Vicente e Grupo Cultural Korró-Korró (grupos de Feira de Santana); Farinhada de São Nicolau, Lindro-Amor de Malhada Nova, Comunidade Dois Coqueiros, Queima da Lapinha da Lagoa do Caminho (grupos de Santa Bárbara); Pavão Dourado (Boa Vista II - Serrinha); Bumba-meu-boi do povoado da Barreiras, Batuques do Seu Anastácio, Gabriel aboiador, Grupo de Capoeira e Maculelê ACEM (Barrocas); Veteranos de Ouro de Candeal; A Mulinha e o Bumba-meu-boi de Lustosa; as performances musicais e poéticas de Zé Araújo, Asa Filho, Cescé, Antônio Queiroz, Erasmo Lima, e, os cordelistas Franklin Maxado, Antonio Barreto e Jotacê Freitas, além da exposição do artista plástico Gabriel Ferreira.
(Informações de Emerson Azevedo)

domingo, 12 de setembro de 2010

Alunos do Colégio Polivalente voam rumo às Olimpíadas Escolares em Fortaleza

Gabriel Mota e Thais Dias embarcaram com toda a delegação baiana e são os únicos representantes de Feira de Santana nas Olimpíadas Escolares 2010.


Na última quinta-feira(09) o diretor do Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, Luiz Célio Pereira, se dirigiu à capital baiana junto com o professor de Educação Física, Nelson Barbosa da Silva Filho, para acompanhar os alunos/atletas: Gabriel Matheus Mota dos Santos - 14 anos e Thais Moura Dias - 12 anos (esta com sua mãe) ao Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, onde embarcaram com toda a delegação baiana, às 13:30h para Fortaleza, como únicos representantes de Feira de Santana nas Olimpíadas Escolares 2010.

A depender do desempenho dos atletas, eles poderão ficar por lá durante os dez dias da competição. Ambos cursam a 6ª Série de Ensino Fundamental e são exemplo para os colegas na escola. Mais uma vez o esporte mostra que pode ampliar os horizontes de um aluno e consequentemente da educação como um todo.

Os Jogos das Olimpíadas Escolares – 2010, etapa Nacional, serão realizados na cidade de Fortaleza - CE, no período de 10 a 19 de setembro deste.


PROFESSOR REPÓRTER
Luiz Célio Pereira
Diretor do Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana


sábado, 11 de setembro de 2010

Aprovado fundo para financiar educação profissional

Foto: Google
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, no último dia 1º, projeto de lei (PLS 274/03) que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional e Qualificação do Trabalhador (Fundep). A matéria ainda será analisada pelas Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votada em caráter terminativo.

O Fundep pretende ampliar a rede de ensino técnico, melhorar a estrutura já existente nessa rede e qualificar professores e corpo administrativo, entre outras medidas. A queda no número de matrículas e a estabilização na oferta de cursos profissionalizantes são circunstâncias que motivaram a apresentação da proposta.

O Fundep deverá receber, entre outros recursos, 5% das verbas do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) e 7% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Na sua avaliação, esse projeto deve "revolucionar" o ensino profissional no país.
Fonte: Agência Senado

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Brasileiro terá cartão de identidade único em dezembro

[Foto: ]
As carteiras de identidades passarão a ser substituídas, a partir de dezembro, pelo Registro de Identificação do Cidadão (RIC). Trata-se de um número único de registro de identidade civil, disponível por meio de um cartão magnético com a impressão digital, que promete por um fim à necessidade de o brasileiro portar vários documentos.

A nova identidade, criada pela Lei 9.454/97, vai poder substituir, num só documento, os números da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), do Título de Eleitor e do PIS/Pasep, entre outros. Segundo informações do Ministério da Justiça, o novo documento terá todas as  informações já obrigatórias, além da data de validade do cartão. Já o antigo número de RG, título de eleitor e CPF serão optativos, bem como o tipo sanguíneo e a condição de ser ou não doador de órgãos.

Constará ainda do novo cartão um código conhecido como MRZ (sigla em inglês para zona de leitura mecânica), uma sequência de caracteres de três linhas que agiliza, segundo informações do Ministério da Justiça, o processo de identificação da pessoa e das informações contidas no RIC.

Um exemplo de dedicação

Paulo Norberto, feirense, 31 anos, solteiro, há três meses executa a função de serviços gerais na sede da Direc 02 , onde tem se destacado pelo seu desempenho e dedicação.

Por iniciativa própria Paulo decidiu antecipar em uma hora seu horário de início do trabalho ampliando sua jornada, segundo ele, para facilitar sua tarefa . "É difícil varrer quando as pessoas estão trabalhando porque elas precisam andar e eu preciso trabalhar, então resolvi chegar às seis ao invés das sete horas", justifica. São muitos os comentários positivos ao trabalho do colega: "Quando chegamos encontramos tudo limpinho e cheiroso", elogia a técnica Ana Paula Simas.

Oriundo de escola da rede pública, Paulo Norberto concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Edite Mendes da Gama e Abreu, em Feira, e tem como sonho cursar uma faculdade de História ou Fiolosofia. "Quero ser professor", declara timidamente. Um dos pré-requisitos para tal ele já possui: dedicação naquilo que faz.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DIRECionando...Videoconferência

Videoconferência  "Diálogos com a Filosofia" - 17ª série

Tema:  Diversidade Cultural, Debate Filosófico e Autonomia
Data:  15 de Setembro de 2010
Horário:  Das 8h30 às 12:00 horas
Público: Professores licenciados ou não em filosofia na rede pública e a todos gestores, educadores e estudantes interessados na temática.
Local:  A videoconferência será transmitida para os 40 auditórios da rede de educação, dentre eles o localizado na sede da Direc02, em Feira, e também ao vivo através do portal do educador -www.iat.educacao.ba.gov.br.
Palestrante: Professor doutor Carlos Fraenkel, da Universidade Mc Gill (Canadá), que irá palestrar sobre o tema: Diversidade Cultural, debate Filosófico e Autonomia.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escola da Obra Promocional de Santana realiza seu tradicional Desfile Cívico

Clique na imagem para ampliar


Antecedendo as comemorações do Dia da Independência do Brasil, a Escola da Obra Promocional de Santana, sob a direção da Profa. Alaíde Barreto Carneiro, realizou seu Desfile Cívico no sábado, 04/09/2010, na Avenida Maria Quitéria, em Feira.

A escola embalada pela fanfarra mostrou temas de seu trabalho pedagógico como "Manifestações Folclóricas" dos 4º e 5º anos e "Problemas Sociais do Brasil Atual" do 6º ao 9º anos.

Foi emocionante observar os estudantes valorizando a nossa cultura ao demonstrar temas importantes como: Viva sem Drogas! A prioridade é a vida; Saúde: direito de todos; O meio ambiente pede socorro; Chega de Violência; Só a Educação pode mudar a realidade do país; Acreditamos em um país que respeite a dignidade da pessoa humana; além de manifestações folclóricas como: brincadeiras de crianças, adivinhas, Isto é Folclore, cantigas de roda, lendas, danças e pratos típicos.

Ao final do desfile a Fanfarra tocou o Hino da Independência acompanhada por todos os presentes.

PROFESSOR REPÓRTER
Ana Célia Dantas Tanure
Coordenadora Pedagógica da Escola da Obra Promocional de Santana
Feira de Santana-BA

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Colégio Estadual Carmem Andrade Lima desenvolve o Projeto Fest Carmem

Durante encontro em Feira no último dia 31/08 quando foram discutidos assuntos relacionados ao PROGESTÃO, a apresentação de um grupo de alunos em um dos momentos culturais do evento, chamou a atenção dos presentes. Trata-se de uma coreografia sobre o Apharthied desenvolvida no ano passado por uma turma de 3° ano do Ensino Médio com alunos de 2° e 3° ano e com alguns concluintes de 2009, do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, localizado no bairro feirense do Sobradinho.

O Colégio desenvolve desde 2007 o Projeto Fest Carmem que envolve a inclusão das tematicas: “História e Cultura Afro-Brasileiras e Indígenas”Lei 11.645/08, Inclusão Social e Meio Ambiente. O Projeto envolve todos os segmentos da escola, como: professores, alunos, equipe gestora e pais. Fundamenta-se no processo socio-interacionista em que os aprendentes mediados pelos docentes e outros espaços culturais constroem a sua aprendizagem de forma significativa.

A ampla gama de conhecimentos construídos no ambiente escolar, a partir deste tipo de iniciativa, ganha sentido para contínua interação entre o saber escolar e os demais saberes, favorecendo a produção e a utilização das múltiplas linguagens das expressões e dos conhecimentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos, sem perder de vista a autonomia intelectual dos alunos, como qualidade básica da educação.

No ano letivo de 2009, foi desenvolvido e pesquisado o tema: África-Brasil Quebrando Barreiras, que sistematizou com leituras e filmes sobre o tema e as apresentações de palco, dando origem a apresentação vista no evento.

Colégio Estadual Carmem Andrade Lima
Diretora: Arlinda Maria Carneiro
Vice-diretora ( Matutino): Julia Maria da Paixão
Vice-diretora ( Noturno): Maria das Neves Castro dos Santos
Coordenadora Pedagógica: Jucileide de Oliveira Soares
Secretária: Helena Nassif
Colegiado: Professor Iure Correia
(As informações são da ex-aluna Silmara Simas)