segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Osvaldo Barreto envia mensagem à comunidade escolar no início do ano letivo 2011

Salvador, 7 de janeiro de 2011

É com grande satisfação que damos as boas-vindas aos estudantes, educadores e à toda comunidade escolar neste início de ano letivo. Estamos acolhendo, na rede estadual de ensino, mais de 1 milhão de estudantes e nosso desafio é garantir a todos o direito de aprender. Para isso, precisamos do comprometimento de todos para abraçar a escola pública no sentido de acompanhar e ajudar nossos educadores na sua nobre tarefa de formação das crianças, jovens e jovens adultos para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Nossos esforços este ano estão voltados para fortalecer as aprendizagens prioritárias, especialmente Língua Portuguesa e Matemática, como base para o sucesso escolar em todas as áreas do conhecimento, por meio da capacitação de professores e da distribuição de material didático. Além disso, sugerimos que as escolas adotem uma medida simples, mas muito eficaz: incentivar nossos estudantes a ler e a escrever todos os dias.

A formação dos estudantes requer cada vez mais investimentos e ações estruturadas com o foco na escola para assegurar a sua aprendizagem. É com esse foco que estamos ampliando a educação integral de 398 para 610 escolas, por meio do programa Mais Educação. Vamos instalar Centros Juvenis de Ciência e Cultura na capital e interior. A proposta pedagógica, inspirada nos ideais do educador baiano Anísio Teixeira, visa também a ampliar a jornada escolar, incluindo, no outro turno, programas de formação em ciência, literatura, artes, cultura, esporte, lazer e cultura digital, além de se configurar como um espaço de promoção da cidadania.

Estamos consolidando este ano a rede de Educação Profissional, oferecendo oportunidade para 43 mil baianos ingressarem de forma qualificada no mundo do trabalho em todos os territórios de identidade. Queremos também ampliar o acesso ao ensino superior, oferecendo 40 mil vagas, por meio do programa Universidade para Todos, para que nossos jovens possam cursar, gratuitamente, o pré-vestibular nas escolas da rede.

As novas tecnologias estão sendo utilizadas tanto como suporte para a gestão, quanto para o ensino e a aprendizagem. O Sistema de Gestão Escolar (SGE) vem permitindo a integração de informações da rede de escolas distribuídas por todos os municípios e territórios do Estado. Com o programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, estamos chegando aos jovens baianos em mais de 400 localidades de difícil acesso da zona rural.

Nossos estudantes estão iniciando o ano letivo com fardamento e mochila novos. Essa medida simbólica de criação de uma identidade visual para o conjunto da rede estadual visa fortalecer o sentimento de pertencimento à escola pública e deve nos sinalizar, durante todo o ano letivo, o compromisso de melhorar o desempenho de cada um de nossos estudantes.Um compromisso que não deve ser só do Governo, mas de todos nós, educadores, familiares, trabalhadores da educação e de cada um, como cidadão. Temos que nos irmanar com a escola pública para garantir a todos os estudantes o direito de aprender. Todos pela escola!

Saudações,

Osvaldo Barreto Filho
Secretário da Educação do Estado da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário