quinta-feira, 28 de abril de 2011

A hora da educação

“Melhorar o ensino básico é mais questão social e política do que financeira”

Por Rebecca Garcia

Todos sabem e de tanto se falar, a frase já se tornou lugar comum: a educação é o melhor caminho para solucionar problemas sociais. Está em nossas mãos formular as bases da mudança e garantir uma educação de qualidade para os brasileiros.

Está em curso no Congresso Nacional a análise do Plano Nacional de Educação, PNE, que é decenal e visa projetar o que queremos para os educandos do Brasil na próxima década.

Porém, é preciso lembrar que a educação é um projeto de médio e longo prazo que perpassa governos. Daí, a responsabilidade do Congresso em garantir Políticas Públicas de Estado.

O Brasil avançou muito. Nosso país foi o terceiro que mais evoluiu em educação nos últimos dez anos. Nossas metas estão sendo cumpridas, e um exemplo é a inclusão de crianças especiais que aumentou 493% segundo dados do Censo Escolar. Os indígenas já estão na escola. Agora, nosso desafio é garantir a qualidade do ensino. Contudo, o Brasil tem 3 milhões e 700 mil crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. São pobres, moram longe ou são portadores de algum tipo de deficiência. Dos que entram na escola, 95% concluem a quarta série, 79% a oitava série e apenas 58% concluem o terceiro ano do ensino médio. Desses, 29% saem com a aprendizagem mínima em Língua Portuguesa e apenas 11% em Matemática. São dados do Movimento Todos pela Educação. Leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário