sexta-feira, 6 de maio de 2011

Colégio João Campos realiza a culminância do Projeto “Todo dia é dia de ler, todo dia é dia de escrever”,

O Colégio Estadual João Campos, localizado na cidade baiana de Riachão do Jacuípe, apresentou no último dia 27 de abril a culminância do Projeto “Todo dia é dia de ler, todo dia é dia de escrever”, uma proposta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O projeto, sob a coordenação local da Profª Noélia Vima, articuladora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, visa dentre outros objetivos, oferecer aos alunos da rede pública de ensino, oportunidade de aperfeiçoamento das suas capacidades de leitura e produção de textos.

O projeto foi realizado pelos alunos do Ensino Fundamental II, mediado pelos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Teve como resultado final, diferentes gêneros de textos: histórias em quadrinhos, acrósticos, poemas e jogral, que foram expostos em um painel para que os demais alunos e professores tivessem acesso.

O tema gerador do projeto foi o documentário “Ilha das Flores”, um curta metragem produzido por Jorge Furtado, que apesar de ter seu marco de edição no ano de 1998, retrata a sociedade atual. Segundo Noélia, esse filme foi selecionado por ser considerado um rico material de caráter didático e interdisciplinar. "O filme permite múltiplas possibilidades de interpretação, podendo ser analisado pelos mais diferentes ângulos de interesse, a exemplo de gestão ambiental; mecânica da sociedade capitalista; geração de riqueza e as desigualdades que surgem desse processo; a degradação do ser humano”, disse.

O evento foi encerrado com a representação dos textos nas modalidades de teatrinho de dedoches, recital, jogral e algumas maquetes, apresentadas para o público escolar presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário