quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O projeto AVALIE ALFA faz sua estreia em 2011

Trata-se de uma avaliação anual, aplicada a cerca de 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental I, nos 217 municipios participantes do Pacto com Municípios, para garantir o 1º compromisso do TODOS pela ESCOLA de alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade.

O AVALIE ALFA foi construido para identificar a realidade do processo de alfabetização das crianças, permitindo a definição de políticas públicas adequadas a cada região do Estado. Após as provas, na area de Portugues e Matematica, serão gerados boletins de desempenho individuais por estudante, turma, escola e município. Até 2014 o AVALIE ALFA vai avaliar os estudantes de 100% dos municipios que aderirem ao Pacto.

A aplicação das provas ocorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro de 2011.

4 comentários:

  1. Sou professora do 2° ano, e fiquei surpresa quando minha coordenadora me ligou na sexta e falou dessa avaliação. mas com certeza vai melhorar o nivel de alfabetização, uma vez que, essa avaliação sevirá para identificar a realidade de cada municipio.

    ResponderExcluir
  2. As turmas da 2ª série também serão avaliadas??

    ResponderExcluir
  3. Não sei como as crianças se saíram na prova, pois pessoas analfabetas funcionais foram escaladas para aplicá-las, o que é um grande absurdo. Acho que deveriam ter a mínima experiência pedagógica para realizar tarefa de tamanha responsabilidade. A avaliação não servirá de nada se não for divulgado o resultado a tempo hábil de se fazer intervenções nessas turmas em 2012 e se o projeto, como tantos outros, esbarrarem na incompetência e na falta de responsabilidade de quem os gerencia.

    ResponderExcluir