segunda-feira, 4 de junho de 2012


 

EM-AÇÃO é um programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum do Ensino Médio, por meio da promoção do direito de aprender do aluno, do fortalecimento da atuação do professor como mediador da aprendizagem e da atuação da escola como espaço de formação de cidadãos. 
Seus objetivos incluem o incentivo aos professores para a formação de grupos colaborativos, de estudo e pesquisa, na escola, o auxílio aos professores no diagnóstico, planejamento e avaliação dos conteúdos curriculares a serem ensinados, na perspectiva da ação, reflexão e intervenção para garantir a aprendizagem dos estudantes. Além disso, valoriza a escola como espaço de formação de professores e, também, de convivência e desenvolvimento do protagonismo juvenil potencializando as funções e atividades próprias do estabelecimento. Objetiva, também, dar suporte pedagógico aos estudantes, contribuir com a articulação entre os programas estruturantes da SEC oferecidos nas unidades escolares e fomentar a cultura da educação integral na escola.
O programa será realizado obedecendo a três vertentes: formação de professores, suporte pedagógico aos estudantes, produção e distribuição de material didático. A formação dos  Articuladores de Área das Escolas (AE) será realizada pelos Articuladores Regionais (AR) nos polos formativos, nas cidades sedes das DIREC's. A formação de professores ocorrerá na própria unidade escolar, mediada pelos AE, nos horários de atividade complementar.
A Direc 02 – Feira de Santana é polo de formação e vai atender mais duas: a Direc 03 - Alagoinhas e a Direc 12 - Serrinha.  As formadoras chamadas de Articuladoras Regionais são Elizabete Bastos – Língua Portuguesa e Fabrízia Maria – Matemática.
Como aderir - Os professores interessados em participar da formação deverão solicitar ao dirigente da Unidade de Ensino que preencha o termo de adesão e envie para o endereço programaemacao.iat@gmail.com. A solicitação não garantirá à escola a participação no programa. Ela deverá ser homologada pela coordenação do programa e divulgada no site do IAT. Terão prioridade as escolas que apresentarem, pelo menos, um articulador de área de língua portuguesa ou de matemática. Caso a Unidade Escolar não possua o articulador de área, o gestor poderá indicar um professor regente efetivo para as vagas disponibilizadas que não forem preenchidas.
As inscrições foram prorrogadas até 10 de junho de 2012, maiores informações no site do IAT - http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2915 e na CODEB - Direc 02 com as Articuladoras Regionais/Formadoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário