segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estado abre 1.620 vagas para especialização inédita


       
        Estão abertas até sábado (12) as inscrições para o curso inédito de Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional a ser desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia mediante convênio firmado com a Secretaria da Educação. São ofertadas 1.620 vagas gratuitamente. Esta é mais uma das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado objetivando a valorização dos professores e gestores estaduais que atuam na Educação Profissional.
       A Especialização em Metodologia de Ensino para Educação Profissional tem como objetivo qualificar os professores em efetiva regência de classe (licenciados e bacharéis) que atuam nos Centros Estaduais, Centros Territoriais de Educação Profissional e unidades escolares da Rede Estadual que ofertam Educação Profissional.
       O curso, cujo currículo foi elaborado em conjunto pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Suprof) e Departamento de Educação da Uneb, será ministrado nos nove polos formativos: Alagoinhas, Barreiras, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Salvador, Serrinha, Valença e Vitória da Conquista. Terá 450 horas/aula, sendo 300 horas-aula presenciais e 150 horas-aula a distância com atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, Uneb.
        As aulas estão previstas para serem iniciadas ainda neste mês de janeiro. Todos os Centros e unidades escolares que ofertam Educação Profissional serão beneficiados com vagas, de forma proporcional, segundo critérios estabelecidos no Edital da Uneb.
        Outras especializações e Mestrado - Este é apenas um dos cursos de pós-graduação que o Estado da Bahia está viabilizando em parceria com diferentes instituições do país e com o Ministério da Educação, voltados a professores e gestores da Educação Profissional. Já são 14 gestores fazendo especialização fora do Estado, sendo 11 em Gestão de Escolas de Educação Profissional Tecnológica, promovido pelo MEC em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e três em Especialização em Turismo e Hospitalidade, também organizado pelo MEC em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF Ceará). Neste último, as turmas serão iniciadas no mês que vem. Outros quatro gestores estão cursando o Mestrado Profissional em Gestão da Educação Profissional, na Escola de Administração da Ufba, também mediante convênio com o MEC. Mais 60 vagas de outra Especialização para Gestores da Educação Profissional serão abertas devido ao convênio com a Uneb.

        Para o superintendente de Educação Profissional, Almerico Lima, ao mesmo tempo em que estes cursos valorizam os professores, também contribuem para melhorar a qualidade pedagógica da Educação Profissional, uma vez que todos os Centros e unidades serão contemplados com vagas. Segundo o superintendente, as especializações e mestrado possibilitam maior efetividade social, eficiência e eficácia na Educação Profissional, sobretudo, devido à complexidade da gestão administrativa, financeira, técnica e pedagógica dos Centros e dos cursos.

         Para Almerico Lima, esta ação “vem garantir o compromisso com a educação pública, assumindo o desafio de desenvolver processos formativos e pedagógicos que transformem a práxis pedagógica dos educadores na medida em que busca habilitar, ainda mais, profissionais com capacidade teórica, técnica, política e ética para lecionarem nos Centros e unidades escolares da rede”, afirmou. Nesse sentido, anunciou que outros convênios deverão ser firmados com o Instituto Federal Baiano (IF-Baiano), Ifba e com as universidades públicas visando à atualização técnica dos professores. “O grande desejo da categoria e também o nosso é o concurso público que, dentre outras coisas, possibilitará  a oferta de mais cursos para os professores”.

          O superintendente ressaltou que estes cursos fazem parte da política pública de Educação Profissional que visa, de um lado, possibilitar que jovens, adolescentes e adultos sejam favorecidos com uma formação de maior qualidade para que se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado e tenham maiores chances de uma inserção cidadã no mundo do trabalho e, por outro, objetiva, também, a formação continuada de professores.

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